Disjuntor que desarma com frequência: o que fazer?

, , | 0 Comentários

O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é excedida para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, o que poderia começar um incêndio. Ele exerce a mesma função do antigo fusível, com a diferença de que não é necessário trocar nenhuma peça a cada queda.
A sobrecarga do sistema é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas onde as instalações não foram atualizadas ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto.
Ao optar pela instalação de um disjuntor que suporte uma amperagem maior, troque também a fiação, pensando sempre no conjunto disjuntor+fiação. Os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais são: 1,5 mm² (15,5 ampères), 2,5 mm²(21,0 A),4,0 mm²(28,0 A),6,0 mm²(36,0 A),10,0 mm²(50,0 A).
Outras causas 

  • Quando um disjuntor desarma com frequência existe a possibilidade da conexão do disjuntor com a fiação estar mau isolada ou frouxa. Para resolver o problema, é necessário isolar novamente a conexão. Em caso de dúvida, busque o auxílio de um profissional qualificado.
  • Pode ser que algum equipamento esteja com defeito, provocando fuga de corrente, o que pode gerar um aquecimento excessivo e consequentemente o desarme do disjuntor. Avalie aparelho por aparelho.
  • Se você mora em um prédio antigo, o problema pode estar fora do seu apartamento. Pode ser que a prumada  – cabo que vem do andar inferior e leva energia para todos os apartamentos – não esteja adequada e desarme o disjuntor geral do prédio. Para resolver a questão será preciso trocar a espessura (bitola) da prumada do condomínio. Esse cálculo e o projeto precisam ser feitos por um engenheiro elétrico.

Fonte: 100pepinos

Botão Whatsapp Foxlux