A importância do aterramento para a segurança do sistema elétrico

, , | 0 Comentários

O aterramento elétrico de uma instalação é um sistema que assegura, em caso de falha no isolamento, que as partes metálicas dos aparelhos descarreguem a corrente elétrica no solo, sem afetar o usuário.

É ele que nos protege quando estamos em contato com um equipamento energizado, minimizando o risco de sofrermos um choque ou descarga elétrica. Além de evitar acidentes pessoais, protege também os aparelhos elétricos.

DICAS

  • Nunca elimine o o terceiro condutor ou fio terra dos equipamentos elétricos e eletrônicos.
  • Ferros de passar, cafeteiras, fornos e qualquer outro eletrodoméstico que utiliza calor deve ter o terceiro condutor em material isolante resistente a altas temperaturas para evitar que derretam.
  • Se tiver que usar uma extensão, certifique-se de que ela tenha três entradas. Caso contrário, ela anula o efeito de proteção do terceiro condutor.
  • Contrate um especialista para revisar sua instalação e testar o aterramento existente, ou implantar um sistema caso ele ainda não exista.

O Procobre produziu uma série que aborda aspectos fundamentais para se ter uma instalação elétrica segura e eficiente. O assunto sistemas de aterramento foi tratado no vídeo abaixo:

Um dos aspectos mais relevantes para garantir a segurança e eficiência dos sistemas elétricos é a qualidade dos materiais utilizados. A Foxlux possui uma linha completa de Materiais Elétricos, com ampla variedade de modelos e aplicações. Com rígido controle de qualidade e 1 ano de garantia, os nossos produtos possuem as mais respeitadas certificações internacionais.
materiais-elétricos-foxlux

 Com informações do Programa Casa Segura

Botão Whatsapp Foxlux