Os principais EPIs para a construção civil

, , | 0 Comentários

epis-construção-civil-3
Os profissionais da construção civil estão expostos à uma diversidade de riscos, e o uso de equipamentos de segurança individual é a forma mais eficaz de garantir a segurança dos trabalhadores.
Segundo a NR 6, os EPIs precisam ser fornecidos:

  • Quando as medidas de ordem geral não oferecem proteção suficiente.
  • Enquanto as medidas de proteções coletivas estiverem sendo implantadas.
  • Para atender situações de emergência.

epis-construção-civil-1
Os principais EPIs destinados à construção civil incluem:
Capacete de segurança: fornece proteção para a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais.
Protetor auditivo tipo plug: usado para controlar a exposição ao ruído.
Protetor auditivo tipo concha: usado para controlar a exposição ao ruído. Oferece maior conforto e segurança em relação do tipo plug.
Botina de segurança: fornece segurança para os pés contra perfurações causadas por pregos e similares, proteção contra queda de objetos (bico de aço) e evita que o trabalhador seja vítima de escorregões.
Máscara contra poeira: oferece proteção contra poeiras provenientes do corte de tijolos, cerâmicas, madeira, etc.
epis-construção-civil-4Máscara contra produtos químicos: deve ser usada por todos os atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira. Muito usada também para proteger contra os químicos na pintura.
Cinto de segurança tipo paraquedista: indicado para proteção em trabalho em altura. Vale lembrar que trabalho em altura é todo trabalho acima de 2 metros (NR 35.1.2).
Luva de raspa: para proteção em trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Muito usado no carregamento de ferros e vergalhões.
Luva de látex: usada por pedreiros para evitar contato com cimento, argamassa, etc. É negativamente caracterizada, entretanto, pela baixa resistência.
Viseira de proteção: serve para proteção contra partículas em projeção. Usada em serras circulares, lixadeiras e policortes.
Óculos de proteção: para proteção contra partículas em projeção. Sua desvantagem em relação à viseira é que as laterais possuem pequenos orifícios que tendem a permitir a passagem de partículas.
Apesar de não ser EPI, o filtro solar também é muito importante e não pode ser esquecido. Todos os envolvidos devem trabalhar juntos pela prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na construção civil, afinal, a união faz a força!

Com informações do portal Segurança do Trabalho

Botão Whatsapp Foxlux