Pequeno manual das Luminárias de Emergência

, , | 0 Comentários

luminária-emergênciaAs Luminárias de Emergência funcionam com bateria recarregável e fornecem iluminação em situações de falta de energia elétrica, garantindo maior segurança e mobilidade.
Segundo Normas do Corpo de Bombeiros, a sua utilização é obrigatória em condomínios residenciais e comerciais. As aplicações mais comuns ocorrem em escadas de serviço, portas de emergência, elevadores, teatros, cinemas, casas de espetáculos, restaurantes, escolas, hotéis, academias, shoppings, supermercados, etc.
Como todo equipamento de segurança, as Luminárias de Emergência devem ser testadas a cada 03 meses. A recarga da bateria interna deve ocorrer a cada 90 dias, caso não haja falta de luz nesse período. Quando há falta de energia a recarga deve ocorrer já no dia seguinte, por um período de 24 horas.
O procedimento de teste pode ser feito manualmente, pressionando o botão de teste. Caso a luminária não disponha de um, retire o plugue da tomada ou desligue o disjuntor do circuito correspondente. Em todos os casos as luminárias deverão acender. Caso ela não funcione, providencie o reparo ou a substituição o mais rápido possível.
Recomenda-se que a fixação das Luminárias de Emergência seja feita o mais alto possível, para evitar que alguma pessoa mexa na chave seletora, e para evitar o furto em locais onde haja grande circulação de pessoas.
DICAS RÁPIDAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA DA SUA LUMINÁRIA DE EMERGÊNCIA

  • Carregue a bateria por 48 horas antes da primeira utilização.
  • Descarregue completamente a bateria – tirando ela da tomada –  e ligue de novo na tomada a cada 3 meses.
  • Com exceção da manutenção eventual, mencionada no tópico anterior, mantenha a sua Luminária de Emergência ligada constantemente na rede elétrica para manter a bateria carregada. Dessa forma, em caso de queda de energia, ela ligará automaticamente.
  • Após a volta da energia, mantenha sua luminária na tomada por pelo menos 24h para garantir a recarga completa.
Botão Whatsapp Foxlux