07 ferramentas que não podem faltar na garagem de um gearhead

, , , , , | 0 Comentários

Gearhead que se preza sabe fazer os reparos básicos do seu carro e gosta disso. Troca de óleo, filtros, pequenos reparos elétricos, pastilhas de freio e até rolamentos são manutenções simples, que podem ser feitas facilmente na garagem de casa e economizar uma boa grana — além de proporcionar aquela satisfação de ter consertado seu próprio carro.
Mesmo que você não goste de meter a mão na graxa, em certas ocasiões você poderá, no mínimo, fazer seu carro funcionar para ir rodando até sua oficina de confiança. Em qualquer um dos casos, você precisa de algumas ferramentas básicas para trabalhar no carro sem sair de casa. Algumas delas são:
Abraçadeiras de Nylon
É importante ter um punhado delas em algum canto da garagem ou até mesmo no jogo de ferramentas do carro. Elas são a melhor pedida para organizar chicotes elétricos, mangueiras e linhas hidráulicas e substituir abraçadeiras originais quebradas. São baratinhas, não ocupam espaço e são úteis em emergências.
Martelo de Borracha
O martelo geralmente é associado à força bruta, mas às vezes é exatamente isso o que você precisa para colocar ou tirar certas as coisas do lugar. O martelo de borracha permite aplicar uma pancada bem dada sem o risco de amassar ou quebrar a peça-vítima da agressão. Com jeitinho dá até pra desamassar o capô ou um paralama.
Alicates
Se o polegar opositor permitiu a evolução da nossa espécie, o alicate é a evolução do movimento de pinça das nossas mãos. O básico do básico é o alicate universal, mas na garagem é legal ter ao menos um desses e um de pressão. Se você quiser estar pronto para qualquer parada, acrescente à lista um alicate de corte, um meia cana, e outro de descascar fios.
Jogo de Chaves Combinadas
Graças à padronização, você consegue desmontar praticamente todos os componentes mecânicos do seu carro com um jogo de chaves combinadas. Na verdade, dois deles, pois os ingleses e americanos são diferentes do resto do mundo e usam medidas do sistema imperial, em polegadas e seus múltiplos e frações. Com esses dois jogos — que não precisam ser muito extensos em tamanhos — você sempre terá a chave certa na gaveta.
Jogo de Catraca e Soquetes
O jogo de chaves combinadas serve para praticamente tudo, como dito antes, mas em certos casos você não terá espaço para girar a chave. É aqui que entram a catraca, os soquetes e seus extensores. Um desses casos é a remoção das velas de ignição. Outro caso é a tampa dos compartimento dos filtros de óleo de papel. Além disso, a catraca facilita também o aperto/remoção de outros parafusos.
Torquímetro
A maioria dos parafusos pode ser apertada usando o famoso olhômetro, mas alguns deles precisam ter o aperto preciso para não soltar por estar frouxo demais, nem quebrar por estar apertado demais. O caso mais conhecido é o dos parafusos do cabeçote do carro, que têm ordem e torque corretos para ser apertados, mas além deles, é ideal usar um torquímetro para apertar as velas de ignição (que também têm torque correto) e as rodas do carro — especialmente em carros de maior desempenho.
Jacaré
Seu carro tem um macaco, pois é a forma mais compacta de ferramenta capaz de elevá-lo para reparos rápidos. Contudo, vale a pena investir em um macaco hidráulico tipo jacaré, já que ele consegue elevar o carro a uma altura superior ao macaco original, sem contar na facilidade de uso — com meia-dúzia de alavancadas você faz o mesmo que centenas de milhares de voltas no macaco.

Fonte: FlatOut

Botão Whatsapp Foxlux