5 dicas fundamentais para iluminação do seu escritório

, , , | 0 Comentários

A maioria das pessoas passa, no mínimo, 8 horas por dia no ambiente de trabalho. O escritório já virou seu segundo lar, e assim como em casa, o melhor a fazer é aproveitar a estadia!
Um dos detalhes mais importantes para fazer com que o ambiente seja aconchegante e agradável é a iluminação. A maneira como ela é projetada no escritório pode definir inclusive a sua produtividade.
Assim sendo, confira 5 aspectos importantes a serem considerados na hora de escolher a iluminação para o seu ambiente de trabalho:
Iluminação Difusa
iluminação-escritírio-difusa
Planeje a iluminação de acordo com a disposição dos funcionários e dos móveis dentro da sala. Uma dica é evitar trabalhar sob iluminação direta de lâmpadas no teto – a energia da luz muito incisiva pode gerar estresse, tensão, calor e atrapalhar o funcionário a desempenhar suas tarefas com calma e eficiência.
Ainda sob focos de luz, evite instalar uma iluminação de voltagem muito alta. Além de aquecer o ambiente, o reflexo da luz nos objetos e nos papéis gera um brilho incômodo à visão.
Como uma alternativa, você pode procurar modos de difundir a luz ambiente em todo o espaço. O objetivo é iluminar o ambiente de maneira uniforme, sem criar contrastes indevidos, brilhos exagerados ou sombras.
Para isso, uma boa dica é utilizar a tecnologia LED. São lâmpadas com temperatura baixa, boa intensidade e extremamente econômicas, que resultam em uma iluminação mais aberta e homogênea.
Um cuidado importante que vai além da escolha das lâmpadas é a decisão da cor das paredes do espaço. Por se tratar de um ambiente corporativo, o mais adequado é fazer uso do branco ou de tons mais claros – isso porque refletem a luz com mais facilidade e assim dão sensação de claridade.
Posição
iluminação-escritírio-posição
É importante prestar atenção na posição da luz em relação aos móveis, funcionários e tarefas desempenhadas no ambiente. Por exemplo, se houver um foco de luz logo atrás de sua mesa enquanto você trabalha com o computador, isso provavelmente vai gerar um brilho irritante e incômodo no seu monitor. Se você desempenha tarefas usando a mão direita, o braço e a mão podem projetar sombras 07se a luz vier também do lado direito.
Portanto, tome cuidado na hora de escolher a posição dos focos de luz para que eles não sejam prejudiciais à produtividade do funcionário.
Uma saída para esse problema são as Luminárias de Mesa, já que elas permitem alterar a posição do objeto em cima da superfície, bem como da direção da lâmpada.
Foco de Luz
iluminação-escritírio-foco-de-luz
Para o trabalho de computador, arquivos, gavetas importantes e tarefas intensivas é importante que você tenha uma fonte de luz bem definida e que se dirija diretamente ao que você está fazendo.
Os Spots LED são uma boa opção se a ideia é instalar a luz no teto. Essas pequenas peças direcionam o foco da luz, podem variar a temperatura do branco – nesse caso, lembre-se de optar pelo branco frio – além de serem muito econômicas.
kit-spot-1
Se a ideia for obter um foco mais próximo à atividade, as Luminárias de Mesa também podem ser uma solução, já que são ajustáveis e articuladas.
Luz Natural
iluminação-escritírio-luz-natural
A luz do dia vinda de janelas ou portas abertas melhora a circulação de ar em todo o espaço e permite que a sala fique em temperatura ambiente. Além desses benefícios, essa é uma medida econômica e sustentável. Nesse caso, o ideal é instalar um sistema de iluminação que equilibre a luz natural e a artificial dentro do escritório.
Iluminação decorativa
iluminação-escritírio-decorativa
Não se atenha apenas à iluminação funcional no ambiente corporativo – a decorativa também tem seu lugar. Ela valoriza a estética do ambiente como um todo – e convenhamos: trabalhar em um ambiente visualmente agradável nos motiva mais a desempenhar nossas tarefas com eficiência!

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux