9 dicas práticas para reduzir os gastos da sua empresa com energia

, , , , | 0 Comentários

1) Adapte seu horário de funcionamento ao horário de pico

O horário de pico está compreendido entre às 17:00 e às 22:00. Nesse espaço de tempo atinge-se o auge do gasto energético no país porque é nele que as pessoas vão para casa e realizam atividades que consomem alta quantidade de energia, como tomar banho e usar seus aparelhos eletrônicos – isso sem falar das fábricas que funcionam 24 horas por dia.
Como forma de inibir as empresas de concentrarem seu consumo nesse horário, aumentando a pressão sobre o sistema elétrico, cada região determina um período de três horas em que as tarifas têm um preço mais elevado.

2) Aproveite bem a luz solar

Abrir janelas, quebrar paredes e reaproximar os locais de trabalho da luz natural são atitudes que fazem com que se torne cada vez menos necessário usar a iluminação artificial.

3) Invista na circulação do ar

Uma circulação de ar mais eficiente tende a diminuir os gastos com refrigeração. Pensar somente em entradas para o ar e não nas saídas é um erro comum.
Além disso, cômodos pequenos dificultam a circulação do ar. Nesses casos, uma alternativa é quebrar algumas paredes e unificar espaços no escritório.

4) Invista no isolamento térmico

Outra forma de manter a temperatura de um recinto menos vulnerável ao calor que vem de fora é trabalhar seu isolamento térmico. Janelas duplas, que possuam uma camada de ar entre os dois vidros, diminuem a troca de calor com o ambiente externo, por exemplo.

5) Evite cores escuras

Cores escuras resultam na necessidade de mais iluminação e de mais refrigeração. Esses tons absorvem a luz, o que significa que não a refletem tanto quanto tons claros. A energia capturada tende a deixar os ambientes mais quentes. Portanto, para se poupar energia, cores claras são uma boa escolha.

6) Proteja seu ar-condicionado do sol

É comum encontrar a parte externa dos aparelhos de ar condicionado exposta ao sol, o que significa muito mais trabalho para a máquina fazer a troca de calor com o ambiente. Procure proteger o ar-condicionado da incidência direta da luz solar.

7) Substitua lâmpadas

As tradicionais incandescentes são as que mais consomem energia e podem ser trocadas pelas fluorescentes e pelas de LED, relativamente novas.
Enquanto uma LED dura cerca de 50 mil horas, as incandescentes e fluorescentes duram 1,2 mil e 8 mil, respectivamente. Além disso, a primeira consome de 6 a 8 watts, enquanto as outras chegam a 60 e 15, respectivamente.

8) Instale sensores de presença

Em ambientes em que as pessoas ficam por um pequeno período de tempo, como halls e banheiros, uma alternativa para que as luzes não fiquem acesas o tempo todo é a instalação de Sensores de Presença. Isso permite que os equipamentos sejam ativados somente nos momentos em que há alguém utilizando o espaço.

9) Invista na manutenção de seus equipamentos

Equipamentos sem manutenção tendem a ser menos eficientes. Investir em inspeções regulares e reparos é fundamental para evitar gastos desnecessários.

Adaptado do portal Economia do Terra

Leia também:
As vantagens da iluminação LED
Economize energia com os Sensores de Presença Foxlux
Os benefícios do Horário de Verão

Botão Whatsapp Foxlux