A aplicação da NR-10 na rotina de um eletricista

, , , | 0 Comentários

NR-10-2
Todo eletricista bem capacitado já ouviu falar da NR-10, principalmente no tocante a identificação e prevenção de acidentes de origem elétrica. Confira a seguir algumas dicas práticas para aplicação na norma em trabalhos que compreendem a eletricidade:

  1. Avalie todos os riscos envolvidos na atividade e recorra a profissionais qualificados para ajudá-lo, além de outras normas caso a NR-10 não lhe dê informações suficientes, como por exemplo, a NR-35 para trabalhos em altura.
  2. Em função da análise de risco e com a ajuda de um profissional qualificado, estabeleça o procedimento de trabalho, passo a passo, levando em consideração todos os riscos e como controlá-los.
  3. Informe e treine sua equipe, caso haja, para que todos conheçam os procedimentos, os riscos e as formas de controle.
  4. Estabeleça responsabilidades e prioridades, pois desta forma cada um terá seu papel na segurança.
  5. Defina procedimentos de primeiros socorros, caso algo saia errado, e os responsáveis por cada tarefa.
  6. Antes de iniciar o trabalho, revise todos os passos e faça uma análise de risco no local, com toda a sua equipe. Desta forma, se algum risco foi esquecido durante o processo, ou mesmo se algum item mudou, ainda há tempo de se estabelecer controles.

Observe que esta descrição é praticamente a que é usada nas empresas, mas vamos aplicar este mesmo conceito em uma tarefa do dia a dia, aparentemente simples, mas que pode causar acidentes graves: a troca de uma tomada 127V localizada em uma parede a 2m de altura:

  1.  Trabalho a 2 metros requer uma escada segura, o isolamento da área com fitas, cones e sinalização, além de um ajudante para segurar a escada. Também requer a desenergização do ponto de alimentação, que envolverá o seccionamento do dispositivo, impedimento de reenergização (bloqueio e sinalização), constatação de ausência de tensão (um equipamento poderá lhe auxiliar neste exame), verificação de circuitos energizados nas proximidades e isolamento deles, além da sinalização.
  2. Na definição do procedimento de trabalho deverá constar: o método de desenergização citado no item 1, a forma de isolamento e sinalização da área, a definição do tipo de escada, as ferramentas que serão utilizadas, como conduzir e onde apoiar estas ferramentas e outros itens.
  3. O treinamento e a informação à equipe de como será realizado o trabalho.
  4. Definição de responsabilidades.
  5. Procedimento de primeiros socorros, e a continuação deste socorro é importante que todos os envolvidos conheçam, pois na maioria dos acidentes as vítimas demoram para serem socorridas.
  6. Antes de iniciar o trabalho, faça a última verificação.

A NR-10 não é somente uma norma para ser aplicada na indústria de grande porte, mas sim um conceito de segurança que deve ser utilizado pelo profissional em todas as suas atividades. Informe-se e eduque-se para que ninguém precise lhe dizer  o que fazer quando o assunto é a sua segurança.

Texto de Edson Martinho, Engenheiro Eletricista e Diretor Executivo da Abracopel

Botão Whatsapp Foxlux