Acerte na escolha de tomadas e interruptores

, , | 0 Comentários

Como plugamos um número cada vez maior de equipamentos elétricos e eletrônicos nas tomadas, é fundamental estar atento à questão da segurança, não apenas para evitar transtornos como a queima de lâmpadas ou aparelhos, mas também porque, em casos mais graves, podem acontecer acidentes como choques e incêndios. Por isso, aconselha-se sempre a optar por uma marca que ofereça produtos em conformidade com as normas de fabricação vigentes no país. É importante adquirir produtos certificados pelo Inmetro e que seguem os ensaios estabelecidos pelas normativas publicadas pela ABNT.
De forma geral, o segmento de interruptores, plugues e tomadas residenciais está bem normalizado quanto aos procedimentos de produção e ensaios. As principais normas brasileiras vigentes são a ABNT NBR 5410:2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão; a ABNT NBR 14136:2002 – Plugues e Tomadas para Uso Doméstico e Análogo até 20 A/250 V em Corrente Alternada (Padronização); e as normas que vigoram também no Mercosul: ABNT NBR NM 60884-1:2004 (fixa as condições exigíveis para plugues e tomadas de uso doméstico e análogo) e ABNT NBR NM 60669-1:2004 (define os padrões para interruptores em instalações elétricas fixas domésticas e análogas).
tomadas_interruptoresNo processo de escolha de um produto, o consumidor deve avaliar não só a estética, mas também a garantia, o tempo de mercado do fabricante e a facilidade por encontrar peças de reposição. Os cuidados com as instalações devem ser tomados desde a elaboração do projeto construtivo e arquitetônico até a instalação correta, realizada por profissionais habilitados.
A quantidade e o tipo de produto devem ser compatíveis com o uso que se fará das instalações, segundo as necessidades presentes e futuras dos usuários. Em geral, esses itens devem ser instalados próximos das portas, pias e bancadas de trabalho (no caso de banheiros, cozinhas e áreas de serviço), de forma que nenhuma tomada seja sobrecarregada. É preciso, ainda, ficar atento e comprar o produto correto para cada função: observar quando interruptores paralelos forem necessários e evitar colocar tomadas de 10 A em locais que requeiram produtos de 20 A, já que esse é um erro comum.
O consumidor nem sempre tem consciência dos aparelhos que possui em casa e acaba instalando uma tomada de 10 A onde deveria ter uma de 20 A e isso acaba trazendo alguns transtornos. Vale ressaltar ainda que, para instalar uma tomada de 20 A, o circuito elétrico deve estar preparado com capacidade suficiente. Portanto, o mais indicado é consultar um profissional capacitado.
materiais-elétricos-foxlux
Com rígido controle de qualidade e 1 ano de garantia, a Foxlux possui uma linha completa de Materiais Elétricos, com ampla variedade de modelos e aplicações, e se destaca entre as principais empresas brasileiras do segmento. Nosso portfólio inclui itens como fitas isolantes, alarmes, sensores, campainhas, bocais, conectores, filtros, luminárias, lanternas, refletores e acessórios.

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux