Alinhamento e balanceamento: quando fazer?

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Não é possível estabelecer uma quilometragem exata para execução dos serviços de alinhamento e balanceamento dos pneus. Vários fatores podem provocar alterações na regulagem da geometria da suspensão, como por exemplo: buracos, valetas, subir e descer guias das calçadas, etc.
alinhamento-balanceamento
Para o balanceamento, o principal sinal de um problema é trepidação no volante. É o que explica o especialista Francisco Satkunas. “Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Este pode ser um sinal que é preciso fazer um balanceamento”. Ele acrescenta, ainda, que esse problema também pode acontecer nas rodas traseiras. Neste caso, o motorista irá escutar um barulho vindo da carroceria.
Já para saber se o veículo precisa de um alinhamento, sugere-se um teste: “Se em uma rua vazia, com uma velocidade de aproximadamente 20 km/h ou 30 km/h, o condutor soltar rapidamente o volante do carro e sentir que ele está puxando para algum lado, é sinal de um problema”.  Neste caso, é preciso levar o carro para uma verificação de alinhamento.

Com informações da Revista Auto Esporte

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