Como assentar porcelanato

, , , , | 0 Comentários

Os porcelanatos são um grande sucesso devido a sua beleza, resistência e porosidade praticamente nula, motivos pelos quais ganham cada dia mais espaço nas construções e reformas.
Eles são divididos em três categorias:
Semi-Polidos: o processo não chega ao polimento completo, portanto não há brilho.
assentar-porcelanato-3
Polidos: trazem um brilho que oferece a sensação de amplitude, mas são mais escorregadios. Esse tipo tem maior suscetibilidade a manchas se comparado ao semi-polido.
assentar-porcelanato-2
Peça Rústica: Tanto os técnicos quanto os esmaltados dispõem desse acabamento. As peças rústicas oferecem maior resistência ao escorregamento, mas dificultam a limpeza.
assentar-porcelanato-4
Assentar porcelanatos é uma tarefa relativamente fácil e simples. Confira a seguir o passo a passo:
Pré aplicação
1. Verifique se a superfície não está irregular, com poças ou caroços.
2. Todas as superfícies devem estar limpas, secas, livre de óleos ou tintas.
3. De acordo com o ambiente, defina o tipo de argamassa a ser utilizada: Argamassa Porcelanato Interna ou Externa.
4. Verifique a paginação do piso e o ponto de início de aplicação no projeto.
5. Não é necessário molhar a cerâmica, ou deixá-la de molho no dia anterior.
Modo de aplicação
Aplicar sobre contrapiso/piso-zero ou emboço/reboco curados há 14 dias, ou seja, executados 14 dias antes de aplicar o revestimento (cerâmica ou azulejo).
1. Esquadro e Paginação
O esquadro é um dos mais importantes passos para que o piso assentado deixe o ambiente bonito. Verifique se o ambiente onde será assentado o porcelanato está no esquadro, ou seja, se as paredes estão paralelas e os encontros estão formando um ângulo de 90° (ângulo reto). Para ambientes onde as paredes não estão no esquadro, desalinhadas, você deve procurar um esquadro onde terá a menor quantidade de recortes.
O sentido de assentamento de porcelanatos (e também das cerâmicas) é sempre do fundo do cômodo para a porta porque dessa forma o instalador não pisará sobre as peças recém assentadas para entrar no ambiente para trazer materiais, ferramentas ou para sair quando o serviço estiver terminado. Andar sobre um piso recém assentado pode afundar, quebrar e desalinhar as peças.
Se a paginação do piso indicar que a peça inteira deve ser na parede próximo a porta, você deve assentar uma linha de peças como mestra. Com a mestra pronta, você começa o assentamento das peças do fundo do cômodo para a porta, sem pisar sobre o piso assentado.
Exemplo: você pode deixar os recortes todos apenas em um canto e as outras paredes com peças inteiras. Ou então, jogar todos os recortes para a parede onde vai ficar o sofá, estante ou rack. Eles vão esconder o recorte.
Evite deixar recortes em todas as paredes porque vai deixar o cômodo em desarmonia. Adicionalmente, o assentamento a 45 graus porque gera muito recorte e perda de peças.
2. Preparação da Argamassa
Abra um pacote de Argamassa para Porcelanato em uma bacia de aplicação limpa e seca. Adicione água e vá misturando até ter uma massa uniforme, sem bolinhas de massa. Faça a mistura utilizando um misturador próprio para o trabalho. Verifique a quantidade de água na embalagem da argamassa e em seguida deixe a massa descansar por 10 a 15 minutos.
3. Aplicação da Argamassa
Inicie aplicando a argamassa na superfície com o lado liso da desempenadeira, gerando uma espessura de 4mm a 5mm. Aplique a argamassa em, no máximo, 2.5 horas.
4. Formação dos Sulcos na Argamassa
Passe a desempenadeira com o lado dentado na argamassa, formando sulcos paralelos.
Verifique qual a dimensão dos dentes da desempenadeira recomendada pelo fabricante do porcelanato. Essa informação encontra-se na caixa do porcelanato.
5. Peças maiores que 30cm x 30cm
Passe argamassa no fundo da peça da mesma maneira. Primeiro com o lado liso da desempenadeira, em seguida faça sulcos com o lado dentado na direção contrária dos sulcos do piso.
6. Assentamento da peça
Aplique a peça no local, vá movimentando-a levemente para que chegue na posição correta, não esqueça de utilizar o espaçador. A largura do espaçador depende do tamanho da peça. Bata na peça com um martelo de borracha para que a peça assente completamente sobre a argamassa, amassando os sulcos criados anteriormente.
Retire o excesso de argamassa que sobe pelas juntas das peças com uma espátula. Limpe a superfície das peças cerâmicas com um pano úmido ou estopa , ou então com uma esponja, até remover todo o resíduo de argamassa.
Repita essa operação até fechar todo o cômodo.
7. Rejunte
Deve ser feito com Rejunte para Porcelanato ou Rejunte Epóxi, que garante um acabamento liso e resistente.
8. Liberação do tráfego
Para as pessoas da obra após 72h, para o público e tráfego após 7 dias.
Os porcelanatos tornam os ambientes bonitos e requintados, mas desde que seu assentamento seja bem feito e por profissional experiente.

Adaptado do Portal Pedreirão

Botão Whatsapp Foxlux