Como distribuir circuitos elétricos residenciais

, | 0 Comentários

Na hora de construir ou reformar, procure dimensionar individualmente circuitos elétricos como chuveiros, aquecedores, ar condicionado, tomadas de uso específico (TUE) e tomadas de uso geral (TUG), levando em conta os padrões estabelecidos pela NBR 14136. As tomadas do novo Padrão Brasileiro foram projetadas para impedir o contato acidental com os pinos do plugue quando estes estão energizados, evitando, assim, eventuais choques elétricos. Outro grande benefício da norma NBR 14136 é a padronização de plugues e tomadas em apenas duas versões de correntes: 10 A e 20 A.
circuitos-elétricos
Como cada uma delas possui uma configuração diferente no diâmetro dos pinos, fica impossível ocorrer sobrecarga de energia. Na prática, um aparelho eletroeletrônico com corrente de 20 A não pode ser conectado a uma tomada de 10 A, já que seu plugue é incompatível. Já um aparelho com corrente de até 10 A pode ser conectado tanto na tomada de 10 A quanto na de 20 A, pois não existe risco de sobrecarga nesse circuito.
Na montagem dos quadros coloque no inicio do barramento os circuitos de correntes maiores e distribua os cômodos do imóvel por setores , dividindo os circuitos de maneira que as cargas fiquem equilibradas.
circuitos-elétricos-2
O modelo de planta a seguir exemplifica a distribuição dos circuitos:
circuitos-elétricos-3

Com informações do Redes Elétricas

Botão Whatsapp Foxlux