Como construir uma casa barata | Parte 2

, , , | 0 Comentários

Nem só de tijolo e cimento se faz uma casa. Sistemas construtivos que fogem do convencional e funcionam de modo industrial ganham cada vez mais espaço no Brasil.
Apesar da predominância do modelo tradicional de construção (tijolo e cimento), a necessidade de se reduzir custos e de obras mais limpas e organizadas tem aberto espaço para diferentes tecnologias construtivas, como os sistemas de wood e steel frame.
Os novos sistemas representam uma quebra no paradigma da construção civil, pois tudo é construído dentro da fábrica, paredes e estrutura, e apenas montado no terreno designado. É como um sistema fabril. A fundação é a única parte feita no local.

Os sistemas construtivos de wood e steel frame, em que painéis são encaixados em estruturas de madeira e aço, são como legos. Fáceis e rápidos de montar.

Entre as vantagens dos novos sistemas está a redução do desperdício de materiais. O uso da madeira no caso do wood frame também colabora com a sustentabilidade porque toda madeira utilizada vem do reflorestamento.
A tecnologia do wood frame não é nova. Amplamente utilizado nas construções dos Estados Unidos, o sistema ainda busca seu lugar no Brasil. Traz como principal vantagem a redução de 50%, em média, na quantidade de mão de obra. Apesar disso, o custo sobe porque a mão de obra é mais qualificada.
O sistema steel frame parte do mesmo princípio que o wood, mas ao invés de madeira, utiliza o aço. São estruturas formadas de aço galvanizado leve e usadas para formar painéis estruturais, paredes, vigas, tesouras, entre outros elementos. Da mesma forma que no wood frame, o steel requer mão de obra especializada.

Leia também: Como construir uma casa barata | Parte 1 | Instalação elétrica

Botão Whatsapp Foxlux