Como instalar uma TV

, , , | 0 Comentários

As TVs são comumente instaladas em paredes ou sobre móveis. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para realizar esta tarefa.

O primeiro passo é desempacotar a sua TV nova. Parece uma tarefa simples: abrir a caixa, tirar o produto e montá-lo. Porém, se você comprou uma TV com tela grande, acima de 47 polegadas, é possível que a ajuda de outra pessoa torne o serviço menos trabalhoso e mais seguro.

Se for desempacotar e montar o aparelho sozinho, atente para apoiá-lo em uma superfície plana, que suporte o peso da TV enquanto você monta. Normalmente, parafusos são usados para encaixar a base da TV. Assim, procure utilizar as ferramentas corretas para evitar o desgaste do parafuso.

Outra questão importante é a localização do seu eletrônico. No caso das TVs Plasma é aconselhável colocá-la em um ambiente com baixa luminosidade. Evite instalar o aparelho de frente para uma janela ou luminária, pois o vidro da TV Plasma irá refletir os raios de luz, atrapalhando a visualização da imagem. No caso de TVs de LCD/LED, ambientes iluminados não costumam ser problemáticos, pois a tela da maioria dos modelos contém uma camada antirreflexo.
instalar-tv-segurança

Caso a TV seja instalada sobre um rack, é importante levar em consideração a qualidade do móvel que, em geral, é feito em MDF. TVs de LCD/LED, com tela de 47 polegadas, têm um peso médio de 17 Kg. Um rack padrãodeve suportar tranquilamente o peso. Entretanto, se a TV tiver um peso superior, como os modelos Plasma, considere investir em uma base mais robusta, com reforço central. Existem, inclusive, racks feitos de metal que suportam uma carga maior. 
Se você optar por instalar a TV na parede, é preciso ficar atento. Primeiramente, procure pelo suporte adequado ao tamanho do seu aparelho de TV e verifique a qualidade do material utilizado no produto. Em seguida, fique atento à furação na parede, bem como a fixação do suporte antes de encaixar a TV. Caso o aparelho seja instalado em uma parede de madeira (ou drywall), parafusos especiais e outros reforços específicos são indicados. Recomenda-se a contratação de um profissional especializado para realizar a instalação da TV em paredes.
Quanto ao cabeamento, tenha o cuidado de não amassar nenhum cabo contra a parede ou forçar o alcance dos fios entre aparelhos. Isso pode danificar a conexão interna da TV ou provocar inclinações indesejadas na tela. O ideal é planejar a passagem dos fios antes da instalação, especialmente para o cabo de força, tanto por questão estética quanto funcional.
A altura ideal para a TV é em torno de 1,20 metros, considerando o centro da tela. Este é o valor aconselhado quando se considera a altura dos olhos de um telespectador sentado em um sofá em frente à TV. Com relação à distância entre a TV e o observador, deve-se levar em consideração o tamanho da tela:
instalar-tv-segurança

 Adaptado do techtudo

Botão Whatsapp Foxlux