Como manter a casa aquecida sem sobrecarregar a conta de luz

, , , , | 0 Comentários

casa-aquecida-conta-de-luzOs dias frios chegaram e, na outra ponta da queda das temperaturas, os consumidores estão tendo que se desdobrar para aquecer os ambientes sem superaquecer a conta de energia, que já subiu 51% em 2015 só no Paraná. Na hora de otimizar o consumo, soluções que vão da escolha dos aparelhos à instalação de modernos sistemas de aquecimento podem se transformar em aliadas para aliviar o bolso sem abrir mão do conforto.
Para quem usa aquecedores portáteis, a orientação de Luiz Amilton Pepplow, engenheiro eletricista e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é optar pelos modelos a óleo, que prometem uma economia de cerca de 15%, segundo os fabricantes, em comparação aos que utilizam resistência incandescente. “Esses tipos de aquecedores servem ambientes de menor volume, como quartos e pequenas salas”, lembra o professor.
Em relação ao ar-condicionado, a dica é regular e manter o aparelho em torno dos 25°C (suficiente para garantir a sensação de conforto), pois alterar constantemente a temperatura pode fazer com que o consumo de energia aumente. “Manter os ambientes fechados, sem frestas em janelas e portas, contribui com o aquecimento, pois evita a troca de ar quente com o exterior”, acrescenta Pepplow. Nesta hora, vale contar com os sistemas modernos de esquadrias que, respondendo à norma de desempenho das edificações, contribuem para a vedação dos espaços.
No banho
chuveiro-conta-de-luzPara reduzir o consumo de energia no chuveiro, pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolveram um método baseado não apenas no aquecimento da água, mas também do ambiente de banho.
O estudo* propõe que ao entrar no box, o usuário feche a porta e ligue um sistema de aquecimento durante um minuto na temperatura de sua escolha. Com o ambiente aquecido, a temperatura da água requerida para o banho é mais baixa, resultando em menor consumo de energia pelo chuveiro. “A energia gasta para aquecer o ar [do ambiente] é menor do que a utilizada para esquentar a água, logo o balanço final é positivo. A economia obtida em relação ao banho convencional é de 30% nos dias frios”, explica, em nota, o professor Marco Alves, um dos idealizadores do projeto.
Calor da terra
Ainda pouco conhecida no país, a geotermia desponta como uma atraente alternativa para climatizar os ambientes. O sistema é capaz de reduzir em até 85% o gasto de energia com aquecimento ao ter no solo 65% de sua fonte de calor.
Pelo sistema, o ar externo é levado para dentro da residência por meio de um duto enterrado a cerca de 2 m de profundidade, na qual a temperatura se mantém constante entre 16°C e 18°C. Dele, o ar segue para uma espécie de condensador onde termina de esquentar até a temperatura desejada pelo morador. A difusão do ar para os cômodos é feita por dutos e grelhas, assim como no sistema de ar-condicionado. Cada ambiente tem termostato individual, no qual é possível regular a temperatura.
*O estudo foi realizado supondo um box com dimensões de 1,10 m X 1,10 m X 2,10 m, com banhos convencionais usando as potências máxima (4,5 mil Watts) e econômica (3 mil Watts) do chuveiro durante 10 minutos.

Fonte: Gazeta do Povo

Botão Whatsapp Foxlux