Controladores de intensidade ajudam a diminuir o gasto de energia com iluminação

, , , | 0 Comentários

Uma casa consome em média 15% de sua eletricidade em iluminação. No entanto, existem algumas maneiras de reduzir esse consumo de eletricidade, como por exemplo, a troca das lâmpadas incandescentes para as fluorescentes compactas ou LEDs.
Outra forma complementar é a instalação de interruptores dimmer, que controlam a intensidade de luz. Com essa simples alteração, é possível reduzir o gasto de energia com iluminação em 25% ou até mais, dependendo do período de utilização da lâmpada e da intensidade determinada.
Essa mudança é relativamente simples, mas requer um trabalho elétrico. Caso você não se sinta seguro ou hábil para seguir as instruções abaixo, procure um profissional.
Você vai precisar de:
>> Interruptores dimmer novos
>> Alicates para cortar e descascar fios
>> Chave teste
>> Chave de fenda
>> 2 a 3 porcas de conexão
Passo a passo:
Escolha os locais em que vai instalar os controladores de intensidade – de preferência, os cômodos de maior uso. Escolha seus interruptores e com a quantidade necessária em mente é hora ir às compras!
Há uma série de fatores para você considerar ao escolher seus dimmers. Abaixo está um resumo para a busca inicial, mas o recomendável é conversar com um representante da loja especializada para saber quais são os modelos ideais para sua casa.
Existem três tipos de dimmers: os unipolares (para luzes controladas por um único interruptor), os de três ou quatro vias (para luzes controladas por um dimmer e um ou mais interruptores) e os múltiplos locais (para luzes controladas por dois ou mais interruptores dimmer). O melhor tipo depende da instalação elétrica.
1) Desligue o disjuntor
2) Remova o interruptor existente – remova a placa de parede e os parafusos onde o interruptor está encaixado e os deixe em um local que você não os perca,caso precise deles no futuro. Antes de desapertar a montagem ou tocar nos fios, recomendamos testar o interruptor com uma Chave Teste para ter certeza de que é seguro.
3) Desconecte os fios do seu antigo interruptor – dependendo do tipo de interruptor que você está removendo, é possível ver alguns arranjos de fios diferentes (a imagem de um arranjo comum é a da esquerda, na imagem abaixo). A maioria dos interruptores possui três fios, sendo dois pretos e um verde. Interruptores de três vias normalmente têm um outro fio rotulado como “comum” (não é o caso da imagem abaixo). Para retirar o interruptor antigo, basta cortar cada fio com o alicate. Para o fio terra, você só precisa soltar um pouco o parafuso do fio verde. Confira a imagem abaixo para facilitar o processo:

4) Conecte seu interruptor dimmer – usando os cortadores de fio, retire alguns centímetros da parte plástica que isola cada um dos fios. Feito isso, pegue seu novo interruptor dimmer e ligue o fio verde no interruptor para que ele se localize na caixa de junção. Nesse processo, torça os fios de cobre, de maneira conjunta, para a esquerda e, em seguida, tampe-os com as porcas de conexão. Faça a mesma coisa com os dois fios pretos e com o fio comum (caso você tenha um).
5) Proteja seu interruptor dimmer – aperte todos os fios na caixa de junção (este pode ser um encaixe apertado) e, em seguida, parafuse o interruptor na montagem. Na sequência, encaixe a placa do interruptor.
Pronto! Agora você pode ligar de volta a energia e testar o novo tipo de interruptor. E lembre-se: se sua instalação elétrica é diferente da que descrevemos, consulte um profissional para obter instruções específicas.

Apareceu primeiro no eCycle

Leia também:
O que é e pra que serve um disjuntor
Como saber se sua casa está suscetível a uma pane elétrica
Dicas para instalações elétricas eficientes e seguras

Botão Whatsapp Foxlux