Dicas importantes para uma viagem segura

, , | 0 Comentários

Para evitar acidentes na estrada o motorista deve fazer a revisão do carro e conferir o estado dos pneus e dos itens de segurança. Dirigir em alta velocidade, fazer ultrapassagens indevidas e o consumo de bebidas alcoólicas são as principais causas de acidentes.

Por isso, além de cuidar do carro, o motorista deve ter domínio do veículo e atenção às condições do trânsito das vias. De acordo com a Polícia Rodoviária também é importante planejar o itinerário da viagem e ter em mãos telefones de emergência, localização das bases da polícia e de pontos de apoio para eventuais paradas.
Respeitar a capacidade de carga do veículo também garante segurança na viagem. A carga transportada bagageiros e reboques – usados no teto ou na traseira do utilitário – não pode ultrapassar 50 cm de altura segundo o Conatran (Conselho Nacional de Trânsito).
Confira outras dicas importantes, para manter a segurança durante a viagem:

  • Verifique o nível do óleo e da água da bateria, parte elétrica, lâmpadas, pneus e estepe. Não se esqueça de levar o extintor de incêndio, macaco, triângulo e chave de roda.
  • Certifique-se de que a documentação do veículo está em dia.
  • Mantenha os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia. Em caso de neblina use farol baixo ou próprio para neblina.
  • Mantenha uma distância segura dos veículos à frente e só ultrapasse em locais permitidos e com boa visibilidade. Para relaxar, faça uma parada a cada duas horas.
  • A cadeirinha é obrigatória para crianças até sete anos e meio. Crianças maiores de dez anos podem viajar no banco dianteiro.

dicas_segurança_volta_feriado

Botão Whatsapp Foxlux