Dicas de manutenção veicular no inverno

, , , | 0 Comentários

Durante o inverno há alguns cuidados básicos que ajudam a garantir o funcionamento eficiente e seguro do seu veículo.
A vela de ignição, por exemplo, é um elemento muito importante para a produção de faíscas que desenvolvem a combustão do motor. Como nos dias frios o propulsor tem mais dificuldade na hora da partida, se as velas estiverem muito desgastadas, o momento de ligar o propulsor será mais complicado. A manutenção preventiva garante o bom funcionamento da ignição do motor. A maioria dos manuais recomenda a troca do conjunto de velas a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto elas podem até ser trocadas antes se apresentarem sinais (como falhas no momento da partida) que dificultam a vida do motorista. Os cabos também merecem o mesmo cuidado.
As borrachas e mangueiras do motor se tornam frágeis no inverno. Se a borracha ressecar, ela pode se romper facilmente, e assim comprometer o funcionamento do motor. Para verificar o estado dos componentes, procure serviços especializados.
Já o sistema de ar-condicionado, mesmo em dias frios, deve ser ligado periodicamente. Se este equipamento não é usado por um período prolongado, pode haver perda da eficiência do gás e a quebra de peças, como serpentina e condensador.
Nos carros flex, é importante ficar atento ao tanquinho:
dicas-carro-inverno
Além destes cuidados, crie o hábito de realizar a manutenção preventiva no veículo, porque é uma garantia de segurança no trânsito, economia de combustível e com reparos emergenciais, além reduzir a emissão de gases poluentes. É de vital importância manter o veículo em bom estado de conservação e isso inclui checagem periódica de freios, direção, suspensão, pneus, filtros, nível do óleo e outros itens.
Para quem vai pegar a estrada, outra dica é checar os itens de segurança, como o extintor, que deve estar sem o plástico para evitar autuação pela fiscalização, estepe, macaco, faróis e lanternas. O reservatório de água do pára-brisa também entra nesta lista, porque é muito utilizado em trechos com neblina e garoa.

Adaptado da Revista Total 

Botão Whatsapp Foxlux