Dicas para fixar peso no drywall sem surpresas

, , | 0 Comentários

Muitas pessoas que estão recebendo pela primeira vez as chaves do seu apartamento novo ou estão planejando sua reforma e percebem que a alvenaria de tijolos está cada vez mais sendo substituída por paredes de drywall.
Mas apesar do uso crescente, será que todo mundo conhece as especificações desse material na hora de fixar peso nas paredes feitas dele? Tire as suas dúvidas com a essas dicas:
Objetos leves (até 5kg)  
drywall-2A fixação de objetos em paredes drywall é simples, porém a forma de fixação é diferente da bem conhecida para paredes de tijolos ou blocos. Em drywall use sempre buchas específicas para o sistema (também conhecidas como buchas para ocos) e parafusos apropriados. Buchas para alvenaria não servem para o drywall.
A fixação de um objeto leve, como um quadro (o mesmo vale para espelhos, cartazes, quadros de avisos e outros objetos similares com até 5kg), exige apenas uma bucha e um parafuso. Para quadros mais pesados, divida a carga em dois pontos, separados entre si por aproximadamente 40cm.
Reforços internos (cargas pesadas)
Armários de cozinha repletos de pratos, copos e outros utensílios, suportes para TV ou microondas e outras cargas com peso equivalente, podem ser fixadas normalmente em paredes drywall.
Os cuidados fundamentais para que essa fixação não cause problemas é instalar no interior da parede um reforço interno, que pode ser de madeira tratada ou chapa de aço galvanizado, e utilizar, nas distâncias recomendadas, buchas específicas para drywall. “Na verdade, o processo de fixação é mais simples, rápido e preciso do que ocorre com paredes de alvenaria tradicional”, explica o engenheiro Carlos Roberto de Luca, da Comissão Técnica da Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall.
Se a parede não tiver reforços, a sua instalação é simples. Basta fazer, com o auxílio de um serrote de ponta, uma abertura em uma das faces da parede na altura em que se deseja fixar a carga, de modo a expor dois perfis estruturais vizinhos. Esses perfis, que são de aço galvanizado, são instalados à distância de 60cm um do outro em paredes com pé direito de até 2,60m. Em seguida, o reforço de madeira ou metal é fixado por meio de parafusos nos dois perfis. Finalmente, fecha-se a abertura, utilizando-se o mesmo pedaço de chapa que foi recortado e faz-se o tratamento de juntas. Recomenda-se que esse serviço seja executado por um profissional habilitado, que faça parte da rede de instaladores ou montadores treinados e credenciados pelas empresas fabricantes de chapas para drywall.
Para a fixação da carga, devem ser usadas buchas para drywall, que entram fechadas na cavidade feita com a furadeira e se abrem no interior à medida que o parafuso é rosqueado, ajustando-se firmemente à chapa para drywall e ao reforço interno. Com isso, a carga será distribuída entre os dois perfis, os quais, por sua vez, estão apoiados no piso.
Peças sanitárias
A fixação de peças e cargas em paredes drywall de ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas, lavabos, áreas de serviço e lavanderias, é facilitada com o uso de elementos auxiliares e perfis específicos para esse fim. Isso permite que bancadas de pias, vasos sanitários e bidês sejam instalados com rapidez, precisão e segurança, de acordo com os conceitos da construção industrializada.
Para a instalação de peças grandes e mais pesadas como bancadas de pias, a recomendação é que sejam apoiadas em mãos-francesas e que estas sejam fixadas em pontos das chapas drywall sob os quais haja perfis estruturais, de modo que a carga seja transmitida para o piso. Nos demais pontos de fixação, ao longo da parede, recomenda-se a colocação prévia de reforços internos, que podem ser de madeira ou de aço galvanizado. Em todos os pontos de fixação devem ser usadas buchas apropriadas para drywall, já citada aqui como buchas “para ocos”, e seus respectivos parafusos.
Por outro lado, existem suportes estruturais específicos para a instalação de vasos sanitários e bidês apoiados na parede e não no piso. Esse tipo de solução vem tendo uso crescente nos países mais desenvolvidos e já começa a ter presença no Brasil, pois está em linha com a necessidade de, ao mesmo tempo, racionalizar o uso da água e elevar os padrões de higiene das instalações sanitárias.
Finalmente, para a instalação de cargas leves, como armários, espelhos e porta-toalhas, entre outros, o procedimento é idêntico ao de fixação de objetos em qualquer parede drywall, basta utilizar buchas e parafusos apropriados.
Lembre-se de sempre contar com um profissional habilitado para executar o sistema construtivo!

Fonte: Associação Brasileira do Drywall

Botão Whatsapp Foxlux