Direção Hidráulica: aprenda a reconhecer os principais defeitos

, , , | 0 Comentários

A direção hidráulica do seu carro funciona através de um fluído hidráulico pressurizado por uma bomba hidráulica que empurra a cremalheira auxiliando o motorista no movimento do volante. Ela requer pouca manutenção, é confiável, mas precisa do mínimo de atenção.
direção-hidráulica
Entenda os problemas mais comuns desse componente:
O sistema da direção hidráulica é relativamente simples e a atenção do motorista deve ser ao nível do fluído hidráulico. Ele nunca deve baixar, ou seja, se você verificar que o nível está diminuindo, é bastante provável que haja um vazamento, o que costuma ser causado por componentes de vedação e conexão desgastados. O fluído não possui prazo de troca e só deve ser substituído em caso de desmontagem do sistema.
A direção hidráulica é silenciosa, portanto qualquer ruído no seu funcionamento indica uma irregularidade no sistema. Existem diferentes tipos de ruídos, sendo os mais comuns:

  • Chiados agudos tendem a ser um sintoma de correias frouxas ou com a vida útil comprometida
  • Ruídos na bomba hidráulica são gerados pela presença de ar no sistema. Nesse caso o sistema deve ser sangrado e nível de fluído completado.

Quando a direção hidráulica deixa de funcionar o sistema de direção volta a ser puramente mecânico e o esforço para gira-la é maior. As causas mais comuns desse sintoma são atribuídas a pane total da bomba, e a sua substituição é a solução. Pneus com pressão muito abaixo do especificado também prejudicam o sistema, deixando a direção mais pesada e causando maior o esforço do sistema hidráulico. Ainda, vazamentos no sistema também causam a falha total do mesmo.
Os defeitos acima estão diretamente relacionados à direção hidráulica, mas há problemas indiretos que afetam o sistema, como por exemplo, rodas desalinhadas e/ou desbalanceadas.
Sempre que chegar a hora da revisão, peça ao seu mecânico para verificar o sistema de direção hidráulica.
E lembre-se: a Foxlux possui uma linha completa de produtos para a manutenção do seu veículo. Conheça o nosso site e acesse a Loja Virtual para saber mais.

Fonte: Carros Infoco

Botão Whatsapp Foxlux