10 ferramentas manuais para a manutenção da casa

, , , , | 0 Comentários

Para fazer pequenos reparos ou instalações elétricas e hidráulicas em casa ou no escritório, e até mesmo montagem e desmontagem de móveis, é necessário trabalhar com ferramentas adequadas para executar o serviço com melhor qualidade.
As ferramentas manuais são utilizadas como uma extensão da mão do homem a fim de facilitar as tarefas executadas, diminuindo a força empregada, o tempo gasto e minimizando os riscos de acidentes.
Elas são utilizadas em todos os lugares, desde as oficinas, fábricas e até mesmo no lar para a realização de pequenos consertos e algumas tarefas mais simples.
Na escolha ou compra, é necessário atentar-se à procedência e qualidade das mesmas para que não causem acidentes. É recomendável também o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos de proteção e luvas, que garantem o mínimo de riscos.
Algumas das ferramentas manuais mais utilizadas para a manutenção de uma casa incluem:
Chave Phillips – Também conhecida como chave de fenda cruzada, é utilizada no aperto de parafusos com a cabeça de estrela.
Chave de Fenda – Ela é utilizada em pequenos reparos ou aperto de parafusos.
Chave Allen – São chaves para parafusos com sextavado interno. Com o perfil do corpo em “l”, possibilitam o efeito alavanca durante o aperto ou desaperto de parafusos.
Chave Torx– É desenvolvida para serviços com parafusos “torx”, que são muito utilizados em automóveis. Com seu formato parecido com uma estrela, possuem seis pontos de apoio para o aperto ou desaperto do parafuso.
Chave de Boca – Serve para apertar porca e parafusos de cabeça sextavada.
Alicate – É uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário no objeto desejado.
Martelo – Utilizado para golpear objetos, possui uso variado, da carpintaria à indústria pesada.
Serra e serrote – Destinado principalmente para o corte de madeiras. Para corte de diferentes materiais é necessário observar o tipo, afiação e travamento dos dentes que facilitarão o processo de corte.
Formão – Serve para cortar e entalhar em madeira, com o auxilio do martelo. Depois de usado, deve ser guardado em local seco, para não danificar o cabo de madeira e a lâmina de aço, que deve ser mantida sempre afiada.
Estilete e Lâmina – Instrumento de corte muito utilizado para artesanato, construções, reformas e acabamentos. Requer habilidade e firmeza em seu manuseio para que não se torne perigoso.

Créditos

Botão Whatsapp Foxlux