Lâmpada que pisca e não acende: possíveis causas

, , , | 0 Comentários

Existem vários problemas que podem fazer com que uma lâmpada fique piscando constantemente e não acenda. Por isso, vamos guiá-lo em um passo a passo de testes em busca da possível causa.
Antes de mais nada, é importante lembrar que para qualquer verificação em circuitos elétricos deve-se desligar o disjuntor correspondente ao circuito ou o disjuntor geral, por uma questão de segurança. Caso as suas dúvidas permaneçam após verificar as possibilidades sugeridas, é importante consultar um eletricista profissional qualificado.

O Bocal em Termoplástico Foxlux possui parafusos e bornes em latão.

BOCAL DE LÂMPADA OXIDADO
O bocal pode estar oxidado devido sua fabricação ser em ferro recoberto com cádmio (na parte roscável onde você atarraxa a lâmpada).
Se esse for o caso, faça a substituição por um fabricado com latão puro (aquele metal amarelinho) que é um pouco mais caro, mas de ótima qualidade.
MAU CONTATO NO INTERRUPTOR
Um dos parafusos de fixação do retorno ou fase pode estar frouxo, causando essas piscadelas e não mantendo a lâmpada acesa. A solução é reapertar os parafusos. Também pode ser o desgaste do contato interno no interruptor, sendo necessário a sua completa substituição.
EMENDA MAL FEITA
Uma emenda qualquer nas caixas de derivação (caixa embutida na parede onde está o interruptor ou caixa no teto onde está a lâmpada) pode ter sido mal feita ou não estar ajustada. Pode ser que você não esteja vendo isso porque elas estão cobertas com fita isolante. Será preciso removê-la para fazer a verificação.
Se for esse o caso, a emenda deve ser refeita, bem apertada e devidamente isolada com fita isolante de boa qualidade.
VAZAMENTO DE CORRENTE
Pode ser que haja vazamento de corrente em um dos fios que alimenta essa lâmpada porque ele está descascado em seu percurso dentro do conduíte.
Esse é um problema mais difícil de diagnosticar, pois envolve testes específicos com instrumentos de medição apropriados tais quais um Multímetro ou um Alicate Amperímetro.
A tensão em volts deve ser medida nos dois parafusos ligados ao bocal com o interruptor acionado e a rede elétrica energizada. Da mesma forma, a corrente em ampères da lâmpada, também com ela piscando ou acesa.
Esse processo envolve conhecimentos técnicos que só um profissional eletricista ou eletrotécnico detém.
LÂMPADA COM DEFEITO
Em última instância resta verificar se lâmpada propriamente dita possui algum defeito interno, principalmente se ela for compacta fria (fluorescente roscável).
Para isso, deve-se testar outra lâmpada em perfeito estado e ver se ocorre o mesmo defeito. Sugere-se retirar uma lâmpada de um local onde não haja nenhum tipo de problema em relação ao funcionamento e testá-la no bocal que apresenta o problema.
Se a lâmpada for fluorescente tubular com reator convencional antigo e starter, e estiver com os seus extremos escuros demais,  experimente substituir o starter OU a lâmpada.

Com informações do FazFácil

Não esqueça! Se você achar que não está capacitado para realizar esses testes, chame um eletricista profissional para analisar e resolver o defeito.

Botão Whatsapp Foxlux