Lâmpadas: temperatura, cor e calor

, , , | 0 Comentários

Selecionamos três perguntas recorrentes na hora de comprar uma lâmpada, relacionadas à temperatura, cor e calor, para ajudá-lo na hora de escolher a sua:
1) As lâmpadas emitem calor? 
Quanto mais calor a lâmpada emite, menos econômica ela é. Exemplos pouco econômicos são os modelos incandescentes comuns, que justamente por isso sairão do mercado, e halógenos. Um bom modelo de eficiência energética (a quantidade de luz gerada pela lâmpada em função da energia consumida) pode ser visto nas fluorescentes e LEDs.
2) Qual é o índice de reprodução de cor?
Chamado de IRC, varia de zero a 100. Esse número determina a capacidade da lâmpada de reproduzir as cores fiéis do ambiente. Quanto mais fiel, maior a nota. Se por um lado as fluorescentes e LEDs se saem bem no quesito economia de energia e baixa emissão de calor, por outro perdem no IRC: os modelos domésticos chegam hoje a no máximo 80, o que pode conferir um aspecto levemente artificial ao ambiente. As de filamento (incandescentes e halógenas) são as únicas que atingem 100, o que explica sua permanência no mercado, apesar da duração menor e do gasto energético.
3) Qual é a temperatura de cor da lâmpada?
Medido em kelvins e geralmente impresso no verso da embalagem, esse número indica a cor da luz. São três categorias: até 3.000, luz quente (em geral, esse índice é o das incandescentes comuns e halógenas); de 3.000 a 6.000, luz fria; e de 6.000 a 8.000, superfria.
Confira, ainda, outras informações, por tipo de lâmpada, na infografia abaixo:

lâmpada_incandescente_halógena

lâmpada_fluorescente_compacta

lâmpada_LED

 Adaptado da Revista Casa & Jardim

Leia também:
Lâmpadas: entendendo a embalagem
Tecnologia torna lâmpadas cada vez mais econômicas
Por que substituir lâmpadas incandescentes?

Botão Whatsapp Foxlux