Pequeno Manual dos Programadores de Tempo

, , | 70 Comentários

Analógicos ou Digitais, os Programadores de Tempo Foxlux, também conhecidos como temporizadores ou timers, são uma opção rápida, fácil e conveniente para ligar e desligar automaticamente equipamentos eletrônicos.
Programadores de Tempo Analógico 
O Programador de Tempo Analógico Foxlux permite automatizar o funcionamento de equipamentos e sistemas elétricos. É fácil de programar e pode ser ligado diretamente à tomada elétrica. Pode ser utilizado para automatizar sistemas de iluminação, ventilação e aparelhos domésticos, assim como bebedouros, cafeteiras, etc.
Bivolt e com plugue do novo padrão, ele permite múltiplas programações com intervalos de 15 min.
ESPECIFICAÇÕES
Corrente: 10(2)A.
Frequência de operação: 50/60 Hz.
Potência resistiva: 1300W em 127V e 2200W em 220V.
Potência Indutiva: 250W em 127V e 500W em 220V.
INSTALAÇÃO
Para instalá-lo, basta conectar o plugue do temporizador na tomada elétrica e o aparelho a ser temporizado na tomada localizada na frente do Temporizador Analógico.
Para instruções de programação, consulte o Manual Técnico disponível aqui.
Programadores de Tempo Digital
Igualmente fácil de programar, o Programador de Tempo Digital pode ser ligado diretamente à tomada elétrica. Ideal para automatizar sistemas de iluminação, ventilação e aparelhos domésticos, o produto é o único no mercado a oferecer 20 programações diferentes, com intervalos de 1 minuto.
Também bivolt e com plugue do novo padrão, possui bateria interna que mantém as programações em caso de falta de energia elétrica
ESPECIFICAÇÕES
Corrente: 10 (3)A.
Frequência de operação: 50/60 Hz.
Potência resistiva: 1300W em 127V e 2200W em 220V.
Potência Indutiva: 350W em 127V e 650W em 220V.
INSTALAÇÃO
Conecte o plugue do Temporizador Digital na tomada e o equipamento a ser temporizado na tomada localizada na frente do Temporizador.

Para instruções de programação, assista o vídeo abaixo e consulte o Manual Técnico disponível aqui.

70 Comentários

    1. Olá Amanda, tudo bem? Não temos para a venda esta bateria, mas é possível encontra-la em lojas que vendem componentes eletrônicos. Seguem as especificações: 1,2 V – 40mAH.

  1. Boa tarde. Estou interessado no temporizador FX TBA. Parece exatamente o que procuro. Acontece que vou colocá-lo a céu aberto, e não encontro informação sobre resistência a água. O produto é a prova dágua?

    1. Olá Fernando! Se a ligação da bomba for em 220v suporta tanto o programador digital (que é de ate 650w máximo) quanto o analógico (que é de ate 500w máximo). MAS, se for ligação 127 não suporta, pois nossa bomba de 1/2 cv tem 370 watts de potência.

    1. Oi Raphael, tudo bem? Nosso programador analógico é de 15 minutos e o digital tem intervalo de 1 minuto, ou seja, não é possível possível programação de segundos. =/

  2. É possivel programar da seguinte forma:
    10min ON
    10min OFF
    10min ON
    10min OFF
    ….
    outra pergunta, preciso desse timer digital ou posso fazer com o analógico essa programação?

    1. Oi Allan, blz? Esta programação só e possível no temporizador digital, que permite 20 programações diferentes com intervalo de 1 minuto, contemplando dias variados da semana. Já o timer analógico permite múltiplas programações com intervalos de 15 minutos (dentro de 24h).

    1. Oi Márcio, tudo bem? Para responder corretamente precisaríamos saber se estas 20 lâmpadas são 127 ou 220. Mas, em todo caso, a potência resistiva dos nossos programadores são em 127= 2000w e em 220=3000w. Para você chegar ao resultado, basta multiplicar a potência pela quantidade Ex: 20x60w=1200w.

    1. Oi Cesar! Você tem razão, depois de algum tempo realmente acaba a bateria do temporizador. Mas você pode substitui-la. Basta adquirir o modelo em uma loja especializada em sua região. Segue as especificações: 1,2 V – 40mAH

    1. Luiz, nosso programador utiliza o fusível de 10A. Você deve levar em consideração a capacidade deste produto: caso seja em lâmpadas é de 1300 em 127 e 2200 em 220; caso seja para uso em motores é de 250 em 127 e 500 em 220.

    1. Olá Vinicius, provavelmente este programador está com defeito, pois deveria sim estar funcionando tanto em 127V quanto em 220V. Se o produto ainda estiver na garantia de um ano você pode troca-lo no mesmo estabelecimento da compra portando a nota fiscal.

  3. Boa tarde!
    Estou tentando programar o timer e mesmo programado ele não respeita o horário para desarmar, observei que fica aparecendo em cima dos segundo +1h.
    Lembrando que o mesmo respeita o horário de acionamento, mas ignora o desativamento.
    Já refiz a programação dele respeitando o on / off / auto on e auto off
    Como proceder?

    1. Olá Valnice, você pode fazer um reset neste aparelho, pois este sinal de +1h é a função de horário de verão. Para fazer o cancelamento desta função você tem que pressionar ao mesmo tempo as setas da esquerda e direita. Caso mesmo após este procedimento o aparelho não funcione, pode estar com problemas.

  4. Não entendi este negócio do auto on e auto off, parece que no vídeo ele fala a mesma coisa. No meu caso programei 15 minutos antes do que eu queria, ou seja. as 17:45 eu programei para acender as 18:15 e apagar as 18:30 e deixei no auto off, pois programei fora do tempo de programação, mas no vídeo as duas vezes ele faz referência a dentro do tempo de programação. Existe alguma explicação escrita, pois comprei dois temporizadores destes a dois anos atrás e não tenho mais o manual. Por lá eu consegui funcionar na época.

    1. Olá, Iara! Tem que observar se após a programação no visor do programador se esta AUTO ON ou AUTO OFF. Se no momento da programação estiver dentro do horário de funcionamento no display do programa deverá estar AUTO ON, agora se no momento da programação estiver fora do horário de funcionamento no display deverá estar AUTO OFF. Você pode verificar no manual o tópico “conexão e desconexão manual” ou se for outro programador estará como “alterar modo de programador de tempo”. Em nosso site temos o manual em PDF disponível para download, caso seja necessário. Se fazer o passo a passo como descrito e o programador não voltar a atender, o produto pode estar com problemas.
      Acesse o manual em: https://www.foxlux.com.br/downloads/manuais-tecnicos/

  5. Boa tarde, meu timer FX TBD, fica com a lampada de led de 10w piscando quando o timer entra na posição off, isto é, durante a noite ele liga a lampada normalmente, porém ao dia quando desliga, a lampada, a mesma fica piscando. O que pode estar acontecendo.

    1. Olá, Gilson! Você pode fazer um teste, retirar esta lâmpada e coloca-la em outro bocal para verificar se ainda continua a piscar, o problema pode estar na lâmpada ou na instalação elétrica onde ela fica habitualmente.

  6. O MEU É DIGITAL, E AS VEZES NÃO OBEDECE AO COMANDO DE DESLIGAR NA HORA PROGRAMADA, POSSO DESLIGA-LO DA REDE QUE AO CONECTA-LO NOVAMENTE ELE VOLTA A ALIMENTAR AS LAMPADAS, COMO FAÇO PRA DESLIGA-LO MANUALMENTE E OU RESOLVER ESTE PROBLEMA.

  7. BOA TARDE , GOSTARIA DE SABER SE DA DE USAR UM TEMPORIZADOR NUMA FREEZER VERTICAL COM Potência DE (W)150? E SE DER DE USAR GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR MODELO O DIGITAL OU O ANALÓGICO ? SÓ COMPLETANDO A DUVIDA A INTENÇÃO É DESLIGAR A FREEZER TODA NOITE E RELIGAR PELAS MANHAS.

    1. Boa tarde! Neste caso da para usar os dois temporizadores tanto o digital quanto o analógico, só tem que observar a potência deste freezer, pois APARENTA SER BEM BAIXAR, se for como a grande maioria que tem potencias mais altas o programador não ira suportar a carga em uma ligação em 127v. Verifique a potência indutiva dos programadores no site da Foxlux, pois a potência do freezer não pode ultrapassar este valor, se não ira queimar. Acesse: https://www.foxlux.com.br/downloads/manuais-tecnicos/

  8. O meu é analógico, modelo FXA IND…
    Seria possível envio do manual de programação. Comprei uma casa com este temporizador e não sei programar.

  9. boa tarde, tenho uma dúvida veja se podem me ajudar. Tenho um do modelo digital para ligar e desligar 5 lampadas de filamento de carbobo 220v, o Problema que exclusivamente com essas lampadas ele estando com a função programada ligado ou off, as lampadas ficam sempre acessas. Vocês já tiveram outros clientes com esse problema exclusivo nessas lampadas? tanto em on/off/auto a lampada sempre fica acesa. Já testei 2 aparelhos novos e ambos acontece a mesma coisa.

    1. Olá Francisco, tudo bem?
      Durante o momento da programação, o visor deve indicar AUTO ON, agora caso esteja fora do horário de funcionamento o no visor deve ficar AUTO OFF
      Nesse link: temos o manual do programador, para mais detalhes.

    1. Oi Juliano! O programador analógico possui precisão de intervalo de 15 minutos, podendo realizar varias programações, já o digital possui 1 minuto, com 20 programação lig/desl diárias.

    1. Olá Diego, tudo bem? Sim, você pode fazer o uso do programador analógico para este fim, mas você deve observar ao máximo se ele suporta na carga resistiva, que em 127V suporta 1300W e em 220V suporta até 2200W. Em nosso site, você pode encontrar o manual do programador caso tenha dúvidas do funcionamento.

  10. Tenho um programador horário FX TBD faço a programação dele, tem horas que funciona tem horas que liga e não desliga mais e apaga tudo o que esta no display. O que pode ser?

    1. Michel, você deve observar como esta no display, se a programação realizada estiver dentro do horário de funcionamento, no display deverá ficar auto on, agora se esta realizando a programação fora do horário de funcionamento deverá ficar auto off, só assim ira funcionar corretamente…quanto ao display apagar, pode ser que a bateria interna já esteja chegando ao término de sua vida útil, caso esteja na garantia que é de um ano para este produto você poderá troca-lo junto ao local da compra mediante apresentação do cupom fiscal.

  11. Bom dia !
    Meu timer analógico começou a fazer um barulho desagradável!
    Menos de um mês de uso! Incomoda todos que estão na sala!
    Como devo proceder para a troca?
    Márcio Portelinha

    1. Olá Marcio, tudo bem?
      Oque esta acontecendo é que este programador trabalha em uma rotação, provavelmente o problema é a engrenagem onde esta provocando este barulho. Como foi adquirido a menos de um mês, peça que retorne até o local da compra com o item e o cupom fiscal em mãos e solicite a troca por um novo programador. 🙂

  12. Prezado(a), boa tarde,
    Posso acoplar 2 aparelhos ao mesmo tempo no programador analógico com um adaptador tipo “benjamim”. Preciso que o ventilador e o exaustor desliguem ao mesmo tempo.
    Grato,
    César Benedites

  13. Bom dia!
    Meu aparelho está desprogramando do nada, vai funcionando normal, depois aleatoriamente do nada perde a programação, a hora fica errada, daí não liga e nem desliga.

    1. Olá Paulo, tudo bem?
      Pode ser que a bateria interna já esteja chegando ao término de sua vida útil, caso esteja na garantia que é de um ano para este produto, você poderá trocá-lo no local da compra mediante apresentação do Cupom Fiscal. 🙂

    1. Olá Nilton, tudo bem? Se for o temporizador digital industrial tem o esquema elétrico no manual, caso seja o timer digital normal tem o plug onde se conecta o plug da tomada, esta ligação será em paralelo, só não deve ultrapassar a carga indutiva. É possível baixar estes manuais no site da Foxlux. O ideal para instalações elétricas é solicitar a um profissional que entenda do assunto.

  14. BOM DIA !
    Não estou conseguindo programar (fx tbd), já tentei em “on”, “on auto”, “auto off”. Ele não fica somente no “auto”. Poderia me ajudar ?

    1. Você deve seguir o manual do produto.
      EXEMPLO: Auto on: caso a programação esteja sendo realizada dentro do horário de funcionamento, deixa no display auto on…ex: você quer que o programador funcione das 10 da manhã as 11 da manhã, sendo que agora é 10:35,então estamos dentro do horário de funcionamento do timer. Auto off: caso a programação esteja sendo realizada fora do horário de funcionamento, deixa no display auto off…..ex: você quer que o programador funcione das 13 às 14 horas, sendo que agora é 10:35, então estamos fora do horário de funcionamento timer.

    1. Sérgio, não basta fazer a programação.
      Você deverá observar a conexão e desconexão manual, se o programador estiver dentro do horário de ligar a luz no visor deverá ficar AUTO ON, se estiver no horário em que esta luz devera ficar desligada no visor deverá ficar AUTO OFF… Observe o tópico CONEXÃO E DESCONEXÃO MANUAL, caso não tenha mais o manual solicite que baixe no próprio site da Foxlux.

  15. bom dia, tenho um motor de 17 amperes e esta ligado em 220 , comprei um programador loxlux porem o fuzivel nele é de 10 posso trocar por um de 20 para a funcionar com o tempo que programei ,isso é usado para os meus ampessor na minha chacara

    1. Olá Marcelo, tudo bem? Nesse caso, o produto que está ligado no programador está ultrapassando a capacidade do programador. O nosso programador suporta ate 10A, não aconselhamos o uso de um fusível acima de 10A. A função dele é justamente desarmar quando existir sobrecarga. Obrigado pela participação 🙂

  16. Olá, boa tarde. Preciso ligar uma carga a cada duas horas durante todos os dias, ou seja, segunda liga o dia todo de 2 em 2 horas, na terça a mesma coisa, uma ocorrencia ciclica. ficaria mais ou menos assim: 8hs, 10hs,12hs,14hs,……..o tempo de acionamento será em torno de 1minuto.
    é possível?

    1. Olá Gilmar, tudo bem? É possível sim, pois nosso programador possui até 20 programações por dia com intervalo mínimo de 1 minuto. Obrigado pela participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *