Pisos elevados facilitam manuseio das instalações técnicas

, , | 0 Comentários

Solução recorrente nos ambientes corporativos, o piso elevado facilita a instalação e manutenção das instalações técnicas, permite a incorporação de saídas de ar-condicionado, além de proporcionar rapidez e flexibilidade na montagem e alterações de layout. Em espaços externos, como em áreas comuns de condomínios residenciais ou comerciais, o sistema facilita a passagem e manutenção das tubulações de irrigação, água e esgoto, que de modo similar ao piso elevado para ambientes internos, percorrem o vão formado entre piso e laje. E ainda dispensa o ralo aparente, já que a água escorre pelas juntas de dilatação.
pisos-elevados-1
Nos ambientes internos, os pisos elevados em placas removíveis podem receber acabamentos também removíveis de materiais como porcelanato, madeira, vinílico, carpete, laminado melamínico, granito e mármore. Mas há, também, pisos cujas placas são configuradas pelo próprio material de acabamento, como granito, ardósia ou porcelanato. “O que mais se busca atualmente são soluções com materiais recicláveis. E hoje já podemos encontrar produtos para essa demanda“, diz a arquiteta Heloisa Dabus.
Em áreas externas, os revestimentos foscos são os mais desejáveis. Envelhecem melhor que os polidos e são menos escorregadios. “Além disso, em um piso fosco, diferentemente do brilhante, as folhas das árvores não dão aparência de sujeira”, explica o arquiteto paisagista Benedito Abbud. Ele conta, ainda, que já é possível criar jardins em estruturas semelhantes à dos pisos elevados externos, em que os suportes sustentam placas plásticas: sobre elas, em vez do revestimento, é colocada a terra para o jardim.

Créditos

Botão Whatsapp Foxlux