Quando e como testar continuidade

, , | 0 Comentários

O teste de continuidade permite, como o próprio nome diz, verificar a continuidade das ligações de condutores e também pode ser usado na verificação de circuitos elétricos e eletrônicos.
Podemos usar o teste de continuidade para verificar se condutores se encontram corretamente conectados e se existe continuidade ao longo de todo o seu percurso. Ele pode ser feito em fiações, cabos, trilhas de circuito impresso, membranas etc.
Com ele também é possível verificar se os equipamentos e acessórios se encontram corretamente conectados e ligados aos condutores, via cabos, conectores, pinos, jumps, etc. O teste de continuidade verifica se todas as ligações garantem bom contato sem muita resistência.
Você pode fazer um teste de continuidade usando:

Testador de Continuidade e Tensão:
Com uma das mãos, toque uma das extremidades condutoras do condutor a ser testado. Com a outra mão, segure o testador pelo cabo isolado, encoste a ponta metálica na outra extremidade do condutor e toque com o dedo livre o parafuso de contato do testador. O acendimento da luz vermelha indica presença de tensão.
Multímetro Digital com Testador:

  • Desligue a energia do circuito que for testar antes de começar. Isso é extremamente importante.
  • Ajuste o multímetro para medir ohm. Se o aparelho apresentar várias configurações com o símbolo de ohm, ajuste-o para X1.
  • Ao olhar para o multímetro quando as ponteiras não estiverem se tocando, você notará que a leitura indica infinito ou OL. Encoste as pontas uma na outra e a leitura mudará para zero. Se o equipamento possuir um sinal sonoro de alerta, ele será ativado quando as ponteiras estiverem se tocando.
  • O que se deve fazer agora é encostar uma ponteira em cada extremidade do resistor. Se o circuito estiver “fechado”, a leitura será zero e deve-se ouvir o beep do aparelho, se possuir essa característica. Se o circuito estiver “aberto”, a leitura do multímetro não mudará.
  • Sobre circuitos abertos e fechados
    • Circuito aberto: quando o circuito não está completo. Significa que nenhuma tensão consegue fluir através dele, o que pode ser causado por um fusível ou resistor queimado, ou por um interruptor.
    • Circuito fechado: quando o circuito está completo, ou seja, a tensão pode fluir através dele. Pode-se fazer um teste simples de continuidade em um interruptor que não estiver ligado a nada. Com o interruptor desligado, coloque as ponteiras nos terminais. Não deve ser possível obter uma leitura no multímetro, mas quando ligar o interruptor, você notará que o equipamento apresentará uma leitura de zero e o sinal sonoro, indicando que o circuito está fechado ou completo.

Com informações do eHow

Botão Whatsapp Foxlux