Reforma exige cuidados para evitar entupimento hidráulico

, | 0 Comentários

cuidados-reforma
Durante uma reforma, os rejeitos podem se acumular na tubulação desprotegida causando um entupimento. Como as instalações hidráulicas tendem a não ser utilizadas nesse período, muitas vezes o problema não é percebido de imediato. “Observamos que muitos entupimentos decorrem do descuido ao lidar com os materiais da construção. Além de desperdício de tempo e gasto de recursos, o morador tem minado o sentimento de satisfação que a reforma traria ao renovar um ambiente”, afirma Mauro Leite, gerente de uma empresa especializada em desentupimento.
Para se ter uma ideia do problema, segundo Mauro, no passado esse tipo de serviço representava de 5% a 8% dos atendimentos realizados pela empresa. Hoje, entretanto, o percentual chega a 20%.
Diante desse cenário, a prevenção é seguramente a melhor aliada. Antes da reforma, é necessário proteger ralos com grelas ou telas que impeçam a passagem de resíduos sólidos e manter o vaso sanitário sempre fechado.
Uma recomendação válida é quando a benfeitoria envolver essas instalações, acompanhar o serviço do profissional e saber se ele está sendo caprichoso, inclusive na hora da limpeza”, diz Mauro. O morador deve observar se há restos de materiais usados na obra nas tubulações expostas e, nesse caso, usar um saco plástico envolvido nas mãos ou uma luva para retirá-los. O mesmo vale para a tubulação do vaso sanitário. Antes de fixá-lo ao piso, o cano deve estar livre de resíduos.
Outras ações preventivas para impedir a obstrução dos canos da tubulação envolvem o acondicionamento correto dos materiais a serem usados na obra. É importante não deixá-los soltos ou expostos ao tempo. As ferramentas utilizadas para manuseá-los também não devem ser lavadas nas pias. O melhor a fazer é usar uma mangueira longe do ralo ou, quando utilizada a pia, certificar-se de que há algum tipo de grelha, de metal ou plástico, impedindo a passagem dos resíduos. Feito isso, basta recolher os sedimentos e dar descarte adequado ao material.
Também é válido dar preferência à opção de varrer o ambiente ao invés de lavá-lo. Só depois de varrido o local,  deve-se fazer uso da água para limpeza. Além da economia de água, com esse cuidado os resíduos da reforma não vão cano abaixo. Materiais oleosos como tintas também devem ser descartados corretamente, e nunca despejados nos ralos.

Com informações do Jornal Dia a Dia

Botão Whatsapp Foxlux