TUG e TUE: uso e instalação dos diferentes tipos de tomada

, , | 58 Comentários

As tomadas são peças permanentemente energizadas e servem para ligações de equipamentos, principalmente eletrodomésticos.
Elas são padronizadas para as caixas de 5,0 X 10cm (2” X 4”) e podem ser de sobrepor ou de embutir nas paredes.
São caracterizadas por dois tipos:
TUG (Tomada de Uso Geral)
Destinada à ligação de mais de um equipamento (não simultaneamente) e cuja corrente de consumo não seja superior a 10 A (ampère). São tomadas para liquidificador, geladeira, ventilador, ferro elétrico, televisão, DVD, equipamento de som etc.
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem. Ligue o N no polo esquerdo da tomada e o R no polo direito. O PE segue diretamente para o polo central.
TUE (Tomada de Uso Específico)
Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso específico, a TUE, use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 15 A. Além disso, identifique no QD o número do circuito e a qual equipamento ele se destina. A instalação segue o mesmo esquema da TUG.
Recomendações de distribuição de tomadas
TUG
• Em banheiros pelo menos um ponto de tomada.
• Em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos: um ponto de tomada para cada 3,50m (ou fração) de perímetro do cômodo.
• Nos demais cômodos, um ponto de tomada para cada 5,0m (ou fração) de perímetro.
• Se a área do cômodo for inferior a 6,0m2: pelo menos um ponto de tomada.
• Em subsolos, sótãos, garagens e varandas: pelo menos um ponto de tomada.
TUE
• O projetista deve escolher o número, a localização e o tipo delas em função do layout da casa e das necessidades do usuário.
• Os pontos devem estar localizados no máximo a 1,50m do aparelho.

58 Comentários

    1. Nao elaine. Toda tomada de uso especifico deve ser de 20A e anexada a rede por um fio de bitola superior a 4mm. No caso das de uso geral,10A para a tomada (pino mais fino) e o uso de fios a partir de 2,5mm (e a bitola minima) compreende? Que nao se pode usar bitola menor que esta.

    2. Boa tarde Elaine. Tomadas tanto de uso geral (TUG) quanto de uso específico (TUE) devem ter suas cargas calculadas, podendo utilizar cabos de 2,5mm, 4mm, 6mm ou infinitas bitolas desde que atendam a corrente a ser consumida de acordo com a potência do que será ligado a esse circuito.
      No caso do cabo 2,5mm, ele suporta até aproximadamente 22A e se essa tomada for para ligar um microondas por exemplo, estará dentro das especificações. Lembrando que a bitola varia de acordo com a potência de consumo e a distância entre a carga e a fonte de alimentação.
      Espero ter ajudado.
      Att.
      Leandro Belchior
      http://www.begengenharia.com.br

    3. as tomadas de uso especifico e de uso geral pela norma nbr 5410 deve sempre ser usada com fios de 2,5mm2 que suporta 21A,voce nao deve usar fio de 4mm2 para fazer as tomadas

    4. Garota ,em eletrica fala-se em polegadas sendo que uma polegada é 2,54 cm ,a bitola do fio da TUG é 1,5 pol,que seria 3,8 cm que arredondando ficaria 4cm ou 40mm.Ok?Está explicado?

  1. Em sua ilustração, os fios de fase e terra estão com a posição invertida, pois o polo de centro da tomada é sempre o terra (aterramento).

  2. Amigo, tenho uma dúvida.
    “Tomada” e “ponto de força” é a mesma coisa? ..por exemplo: posso dizer : tomada do chuveiro, ou tomada de aquecimento banho Maria?
    .desculpa pela pergunta boba.
    Obrigado

  3. Amigos, bom dia.
    Tenho uma dúvida. Caso eu instale uma TUE com Fase e Neutro de 4mm, posso colocar o Terra de 2,5mm? Também se for o caso, posso unir somente o TERRA em outro circuito próximo a essa TUE?
    Obrigado!

    1. Olá Emerson! Sim, pode ser colocado o terra de 2,5mm. Quanto a unir o terra, é necessário que seja com o circuito terra já existente, ou seja: fase com fase, neutro com neutro e terra com terra.

  4. Olá!
    Quero fazer uma TUE para um equipamento de solda com as seguintes especificações:
    Voltagem / Frequência: Bivolt / 60Hz
    Potência: 8600W
    Faixa de amperagem: 20 ~ 200A
    Gostaria de saber como devo proceder para poder ligar esse equipamento em minha rede elétrica (tomada, bitola de fio e disjuntor)

    1. Oi Vivian, tudo bem? A máquina deverá ser ligada diretamente na caixa de entrada de energia da casa (onde fica o relógio), em disjuntor separado. Caso contrário, poderá causar sérios danos.
      150 ampères é uma carga muito alta para uma instalação doméstica. A máquina 250A, geralmente solda em 48V, ou seja, a potência é de 250(A) x 48 (V) = 12.000(W).
      Se você ligar essa potência à rede 110V, estará consumindo dessa rede a seguinte corrente => 12.000(W) / 110(V) = 109,09(A). Neste caso, nós utilizaríamos um disjuntor próximo a 120A e fio 35mm².
      A rede 220V é mais indicada porque a mesma máquina, ligada a rede 220V, estará consumindo dessa rede a seguinte corrente => 12.000(W) / 220(V) = 54,54(A). Neste caso, utilizaríamos um disjuntor próximo a 70A e fio 16mm². Você pode economizar muito em fios se optar pela ligação em 220V.
      A tomada pode ser aquela industrial ou porcelana devido a alta tensão.

  5. oi, tenho uma duvida, tenho uma inversora de solda riv 130 vonder 127v, vou utilizá-la numa distancia de 15 metros da caixa de distribuição 110v residencial, como devo fazer a instalação, cabos e disjuntor? a maquina é de 20 a 130 A, corrente de entrada 28A, o disjuntor deve ser instalado próximo a maquina ou no quadro de distribuição

  6. Olá Amigos, tenho uma dúvida. Quanto a quantidade de tomadas, existe um limite máximo? Estou construindo minha residência e devido à quantidade de tecnologias que temos hoje optei por colocar muitas tomadas na casa, para não precisar usar extensão ou filtro de linha. Minha outra dúvida é se a quantidade de tomadas exige que a bitola seja maior?

    1. Olá Juliano! Não há uma quantidade limite de tomadas a serem usadas. Mas, como você mesmo afirmou, a bitola realmente deverá ser maior devido à grande quantidade de equipamentos elétricos ligados nesta residência.

    2. Não existe um número máximo de tomadas. Mas você deverá lembrar que o somatório de aparelhos ligados no circuito não deverá ultrapassar 10A. Esse é o perigo, controlar o que está ligado no circuito. Quanto à bitola do fio, 2,5mm já está mais que suficiente. Por dois motivos. 1° Não adianta aumentar bitola do cabo, aumentar o disjuntor e as tomadas não suportar. Se houver sobrecarga a tomada vai fritar e o disjuntor não vai disparar.
      2° Bitola maior significa maior dificuldade de passar no eletroduto. Principalmente se já houver outros circuitos e se o eletroduto for pequeno

  7. Boa tarde,
    Comprei uma torneira elétrica 110 Volts, 4800 Watt e 40 Ampere, vou precisar de um disjuntor exclusivo para ele?
    Acredito que as tomadas da cozinha e área de serviço estejam conectados num só disjuntor de 20 A, nesse disjuntos possui apenas uma tomada ligada constantemente que é a da geladeira, duas tomadas ligadas eventualmente (micro-ondas e maq. lavar, fogão e exaustor) e a tomada que pretendo instalar a torneira. Acho que o fia é de 2,5.

    1. Olá Dalvi! Seria ideal ter um disjuntor exclusivo para esta torneira, visto que este disjuntor de 20A não suportará mais um item que possui um alto consumo de energia, como é a torneira elétrica. Para realizar as alterações, recomendamos a contratação de um eletricista para evitar riscos de choque elétrico.

    1. Oi Rafael! Tomadas T.U.E. (Tomadas de Uso Específico) são tomadas de eletrodomésticos ou equipamentos de uso específico de alto consumo de energia elétrica que são fixos ou estacionários tais como chuveiros elétricos, aparelhos de ar condicionado, torneiras elétricas, secadoras de roupa, etc.

  8. Boa tarde!!!!
    Pretendo fazer tomadas de uso geral para o sistema de som/tv/cafeteira pensei em usar fio de 6mm e disjuntor para essas tomadas, posso fazer e qual disjuntor usar?
    Do relógio ate o quadro de distribuição os cabos de fase e neutro serão de 10mm posso usar o terra de 6mm?

  9. Boa noite.
    Estou projetando o circuito elétrico de uma casa, mas não sou formado na área específica, porém, estou estudando muito por conta própria.
    Estou na parte do cálculo de potência do circuito de distribuição e a dúvida é especificamente no fator de demanda para PTUE’s. Vi e calculei tudo em função de tabelas da concessionária de energia da minha cidade que considera fatores diferentes para grupos específicos de equipamentos e suas quantidades.
    Porém, vi outro material que explica o cálculo do fator de demanda considerando o número de circuitos de PTUE’s.
    Qual é o correto usar?
    Obrigado.

    1. Olá Welington! Você pode fazer o cálculo em função das tabelas da concessionária de energia, pois estarão corretos. Orientamos que você não dimensione muito apertado em relação a cada equipamento porque se caso você trocar o equipamento por um de maior potência, o seu disjuntor poderá cair.

  10. Ar condicionado portatil de grande força, tipo 10 mil Btus, 12 mil btus de 110 Volts, tem que ser ligado em que tipo de tomada? Póde ser nas antigonas (e Muito mais práticas) de 2 pontos, ou na de 3 pontos? Tem que ser Tue ou Tug? A gente devia fazer um abaixo-assinado e reclamar com o pessoal da câmara e do senado de Brasília, o governo pisou na bola feio com esse tipo de tomada de 3 pontos que só é usada no Brasil e em nenhum outro pais do mundo, que usam tomadas que podem ser usadas por aparelhos em diversos países, a pessoa vai com algum aparelho brasileiro para o exterior, e não entra na tomada de lá. 🙁

    1. Olá Emerson! Para este aparelho mais potente tem que ser tomada de uso especifico (TUE). Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento (como: ar-condicionado, refrigeradores, computadores, etc.), uma vez que o terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito.

  11. Olá, para fazer a ligação de uma TUE (para chuveiro por exemplo) no quadro de distribuição tenho que utilizar um conduto separado ou posso passar os fios em um conduto que ja possua fiação de outros circuitos?

    1. Olá Raimundo, tudo bem?
      Tomadas de uso geral (TUG) ou de uso específico (TUE) devem ter suas cargas calculadas, podendo utilizar cabos de 2,5mm, 4mm, 6mm ou infinitas bitolas desde que suportem a potência do que será ligado a esse circuito.
      Lembrando que a bitola varia de acordo com a potência de consumo e a distância entre a carga e a fonte de alimentação.

  12. Boa tarde amigos vou instalar tomadas na casa toda de 4 mm² posso colocar um disjuntor de 20 amperes para essas tomadas.Lembrando que o que esta no meu Qd é de 50 amperes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *