Chave Teste – Como usar

| 0 Comentários

A Chave Teste é uma ferramenta muito prática, que deve fazer parte da sua caixa de ferramentas. Ela serve para identificar qual é o fio Fase (positivo) e qual é o fio Neutro no seu sistema elétrico.

Mas você sabe como usá-la? O que significam os valores que aparecem no visor do modelo digital? Vamos te explicar!

 

Chave Teste

Com cabo injetado em PVC transparente e haste em aço carbono, ela faz a medição entre 100V e 500V. Modo de usar:

  • Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada;
  • Coloque o dedo na outra extremidade da chave;
  • Se a lâmpada interna da chave acender é porque nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo). Se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro.

Obs.: Deve-se sempre manter o dedo na outra extremidade da chave, senão a lâmpada não irá acender.

 

Chave Teste Digital

Com cabo injetado de PVC preto e haste em aço carbono, ela faz a medição entre 12V e 220V, mesmo em fios encapados. Possui display em cristal líquido que indica, dentro das escalas pré-determinadas, as tensões detectadas. É indicada para medir tensão direta ou indireta de AC e DC e para realização de testes de aterramento e continuidade.

 

Medição Direta – Modo de usar:

1 – Encoste o dedo no contato da MEDIÇÃO DIRETA e a ponta metálica da chave teste no fio ou ponto de circuito que deseja medir;

2 – O símbolo de raio e o valor da tensão serão mostrados no display LCD;

3 – Dentre os números que irão aparecer, a última indicação será o valor aproximado de tensão medido. Os números são faixas de Tensão: 12, 24, 36, 110, 220. Ex: Em uma tomada 127V, no display pode aparecer assim: 123655110, onde o último número – 110 – é a tensão correta no momento.

Obs: Se o valor medido estiver 70% abaixo do valor esperado, o testador vai mostrar o valor aproximado na escala inferior da chave teste.

– Para medições de tensão DC (pilhas e baterias), mantenha um dedo em contato com um dos pólos da bateria e a parte metálica da chave teste no outro pólo. O símbolo de raio aparecerá e o valor aproximado da tensão será indicado no display.

 

Medição Indireta ou Teste Indutivo – Modo de usar:

– Encoste o dedo no contato TESTE INDUTIVO e a ponta metálica da chave teste sobre os fios encapados;

– O aparecimento do símbolo de raio no display indica a existência de tensão ou de fase no fio e também continuidade.

Obs: Não use chave teste para apertar parafusos, pois pode prejudicar sua funcionalidade. Para essa atividade utilize ferramentas apropriadas.

Botão Whatsapp Foxlux