Ferro de Soldar: circuito e funcionamento

, | 0 Comentários

O Ferro de Soldar é um dispositivo elétrico que tem como base de funcionamento a transformação de corrente elétrica em calor que é fornecido através de uma resistência, com o qual podemos unir duas partes metálicas.
Com estes pequenos aparelhos, por meio da solda, podemos fazer a união de duas partes metálicas, como componentes, placas de circuito e fios condutores. A solda tem como finalidade permitir um bom contato elétrico e uma perfeita rigidez entre os dois (ou mais) materiais.
O circuito e o funcionamento de um Ferro de Soldar é básico: consiste em uma resistência bobinada e montada sobre um tubo de material refratário, ou seja, um tubo que suporta temperaturas elevadas. O interior deste tubo tem uma ponta metálica na extremidade, com boa condutibilidade térmica, como é o exemplo do cobre. É esta ponta que vai derreter a solda que será usada para unir os componentes eletrônicos, condutores, etc.

partes-ferro-soldar
As partes de um Ferro de Soldar

Os Ferros de Soldar mais utilizados para a montagem ou reparação de circuitos eletrônicos são os do tipo lápis, pois são de pequena dimensão e de baixa potência. Existem Ferros de Soldar de variadas potências e com diferentes pontas para diferentes fins. Existem, ainda, estações de soldagem que permitem a regulação para diferentes temperaturas.

Com informações do Tecnologia do Globo

Botão Whatsapp Foxlux