Ter o banho interrompido por uma queda de energia é um verdadeiro incômodo. Aliás, quando o chuveiro desarma o disjuntor, o transtorno é geral, porque, se outros aparelhos eletrônicos estiverem ligados na mesma rede elétrica, tudo vai ser desligado abruptamente.

Para entender porque seu chuveiro está desarmando o disjuntor, primeiro você precisa saber o que é e para que serve este equipamento.

O disjuntor é uma espécie de interruptor automático programado para identificar sobrecarga de energia e curto circuito. Ou seja, caso haja um pico de corrente acima da sua capacidade o disjuntor interrompe o circuito elétrico e evita que equipamentos sejam queimados ou incêndios, por exemplo.

 

Problemas mais comuns
Os motivos pelos quais um chuveiro desarma o disjuntor podem ser vários. Até porque, existem diversas situações em que isso ocorre. Mas, os problemas mais comuns são:

  • Potência do chuveiro maior que a fiação;
  • Dimensionamento dos cabos tem seção inferior à corrente que o chuveiro exige;
  • Distância do chuveiro até o disjuntor;
  • Mau contato na conexão entre o disjuntor e o fio elétrico do circuito que liga o chuveiro;
  • O chuveiro funciona a partir de uma tomada.

 

O que fazer
Verifique se a potência do chuveiro e a corrente nominal do disjuntor estão de acordo com a tabela abaixo:

Caso esteja tudo de acordo, porém o problema persiste, siga os passos abaixo.

Observe e anote exatamente em que momento o disjuntor desarma: é quando o chuveiro é ligado, durante o banho ou quando o chuveiro é desligado? Quando isto acontece, existem outros chuveiros ligados ao mesmo tempo ou é apenas um? Há outros equipamentos de grande consumo ligados no mesmo disjuntor, como geladeiras?

– Não perca mais tempo, chame um eletricista de confiança agora mesmo! Ele poderá fazer uma vistoria no local e identificar se a rede elétrica está dentro das especificações adequadas.

DICA: para chuveiros, prefira tensão 220V. A rede 127V necessita de fiação mais grossa e disjuntor com maior corrente nominal. Ou seja, você vai acabar gastando um pouco mais.

 

→ Tem mais alguma dúvida sobre este assunto? Deixe aqui nos comentários que a gente responde! 🙂


Post relacionado: 3 motivos pelos quais o chuveiro pode desarmar o disjuntor.