3 motivos pelos quais o chuveiro pode desarmar o disjuntor

, , | 160 Comentários

O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que a sua capacidade é ultrapassada, com o objetivo de interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento das instalações, o que poderia começar um incêndio. Confira 3 situações em que o chuveiro pode desarmar o disjuntor:
chuveiro-desarma-disjuntor1) Ao ligar o chuveiro o disjuntor desarma imediatamente
É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro. Neste caso é preciso identificar o local onde ocorreu o derretimento, que na maioria dos casos é próximo ao chuveiro, cortar o pedaço derretido e religar novamente o circuito. Para que não ocorra novamente, verifique se os cabos estão compatíveis com a potência do chuveiro.
2) O disjuntor desarma após algum tempo utilizando o chuveiro
É possível que isso ocorra porque o disjuntor é termomagnético, isto é, acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm². Neste caso o chuveiro vai funcionar, mas os cabos começarão a aquecer podendo desligar o disjuntor.
3) O disjuntor desarma quando o chuveiro e outro aparelho como microondas ou ferro de passar estão simultaneamente em uso
Isto ocorre porque há o compartilhamento do circuito, isto é, os aparelhos estão no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a capacidade do disjuntor fazendo este desarmar. Neste caso é necessário instalar um circuito exclusivo para o chuveiro, isto é, dever haver um par de cabos que saem do quadro de distribuição e alimentam somente o chuveiro.

Fonte: Dicas em Eletricidade

160 Comentários

      1. Pessoal me a ajuda meio chuveiro desarma a todo momento assim que liga não chega a ficar ligado 1 minuto observação foi trocado toda a fiação elétrica e disjuntores sendo tudo separado e disjuntores novos e para o chuveiro o disjuntor é de 40 bipolar o chuveiro é 5.600

        1. Olá, Alex Sandro! O ideal é você fazer uma vistoria no local para verificar oque esta ocorrendo. Como o disjuntor, e a potência informada esta correta, é só estando no local para verificar oque esta acontecendo.

    1. Uma pergunta
      Mais no caso o que está acontecendo em.uma casa de um cliente
      A rede dela é 127
      Só que o disjuntor do chuveiro do quadro interno não desarma e sim o geral do poste de entrada da rua
      Obs o disjuntor do poste e 40 Hp e de dentro da casa tbm é de 40 Hp .o dentro e novo e o de fora e mais velho
      Isso interfere
      Em vez de cair o de dentro está caindo o de fora isso procede

        1. Sou um profissional da área e acredito que no caso do disjuntor do ramal ter a mesma amperagem do disjuntor do quadro de distribuição o problema possa ser uma questão de cálculo de demanda da residência, porque o disjuntor geral protege toda casa, e o disj. do quadro de distribuição (QD), protege só o chuveiro, e se o condutor de alimentação que sai do padrão e vai até o QD da residência for da mesma dimensão do que alimenta o chuveiro, a instalação estará errada e logicamente o disjuntor do padrão irá desarmar, porque ele sim, está recebendo uma carga além do permitido e a solução seria trocar o disjuntor e os cabos de entrada que alimentam a residência de acordo com sua demanda. Ok

        2. Oi, o disjuntor do chuveiro estava desligado, ao encostar acidentalmente um fio neutro no terra, o disjuntor geral desligou. Oque pode estar acontecendo?

          1. Oi Rosângela! Como você nos forneceu poucas informações, não temos como dar um parecer exato… De qualquer forma, o mais adequado sempre é solicitar a visita de um eletricista.

      1. Tbm interfere porém o disjuntor de fora q está segurando toda a carga de outro equipamentos ligados por isso nele de fora o impacto é mais forte, aí teria de ver se a rede tá com bitolas de fio correto ou caso 220v balanceamento de fase

        1. ALGUMAS CONCESSIONARIAS FORNECEM 5000W , ENQUANTO O CHUVEIRO MENCIONADO PODE SER DE 5500W…OU SEJA… SE SEU CHUVEIRO E DE 5500W , RECOMENDO TROCAR POR UM DE MENOR POTENCIA, EX . 4800W..UMA OUTRA SOLUCAO , USE NA MENOR POTENCIA (VERAO) E NAO LIGUE O MICRO-ONDAS ENQUANTO ALGUEM USA CHUVEIRO LIGADO…A FUNCAO DO DISJUNTOR E DESLIGAR EM CASO DE SOBRECARGAS…. OU AINDA , CASO NAO SEJA A SOBRECARGA, O DISJUNTOR PODE ESTAR DANIFICADO, DEVE SER SUBSTITUIDO APOS VERIFICACAO.

    1. Roque, não é possível lhe dar uma resposta concreta porque normalmente o disjuntor desarma toda vez que  sua capacidade é ultrapassada. No seu caso, entretanto, a situação é outra. Pode ser defeito no disjuntor ou a conexão do disjuntor com a fiação pode estar mal isolada ou frouxa. Pode ser que algum equipamento esteja com defeito, provocando fuga de corrente. O procedimento mais correto é solicitar a visita de um técnico para analisar a instalação. Se preferir, você pode nos enviar o disjuntor para análise. Com o produto em mãos podemos dizer se o defeito no disjuntor ou na instalação da residência.

    2. também estou com esse problema os cabos do chuveiro sao de 10mm e o disjuntor do padrão de 40 mas se o chuveiro ficar ligado por mais tempo ele desarma

      1. Olá Marco, tudo bem? O disjuntor é um sistema mecânico, e que quando tiver corrente elétrica elevada no circuito, ele desarmará. Possivelmente o que você está tendo é alguma falha no circuito elétrico da casa ou um problema na resistência elétrica, mas não no disjuntor.

  1. Olá, muito interessante as dicas. Gostaria de tentar solucionar um problema em minha casa. Uso um chuveiro há muito tempo e, por sinal muito bom. Fiz há cerca de um mês, a troca da resistência do mesmo, só que após essa troca ele começou a desarmar a chave do quadro que era de 30. Fui na loja e me orientaram a trocar a chave para 40. Fiz isso mas se uso a temperatura acima de um determinado nível ele desarma a chave do quadro, sendo que agora com um agravante que como a chave do padrão é 40 também agora desarma tudo. Este problema que relatei passou a ocorrer apos a troca da resistência. Será que tem algo paralelo neste caso. Obrigado. Isso esta sendo uma dúvida que ninguém esta sabendo me responder.

    1. Boa tarde Carlos, esclarecemos que o disjuntor é um sistema mecânico, e que quando tiver corrente elétrica elevada no circuito, ele desarmará. Possivelmente o que você está tendo é alguma falha no circuito elétrico da casa ou um problema na resistência elétrica, mas não no disjuntor.

    1. Olá Fábio, você precisa verificar se a bitola corresponde com a tensão que você usa, como exemplo abaixo:
      Tensão 110W – Potencia 5500w – fiação 10mm – Disjuntor 50 amperes
      Tensão 220W – Potencia 5500w – fiação 4mm – Disjuntor 30 amperes

        1. Olá Claudiney! Não há mais nada ligado a este disjuntor? Caso haja, será necessário aumentar o disjuntor para 40a, pois a fiação de 4mm para a potência de 5400w está correta, então era pra suportar a potência do chuveiro…

  2. Boa noite. Tenho em minha residência um chuveiro ligado em um disjuntor de 32 A. Está instalado a mais de um ano e nunca tive problemas. Na última semana, mesmo sem estar na temperatura máxima, o disjuntor está desarmando APÓS desligar o chuveiro, cerca de 5 minutos depois. Somente o chuveiro está ligado no circuito deste disjuntor. O que poderia ser? Obrigado

    1. Bom dia Bernardo, Esse problema pode ser em decorrência de três possíveis motivos: A fiação pode estar em curto (isso ocasiona queda do disjuntor), ou o chuveiro pode estar em curto que também ocasiona a queda, ou ainda pode ser que o próprio disjuntor tenha estragado. Pois você utiliza um disjuntor de 32A somente para o chuveiro, já é o suficiente, não poderia estar caindo a rede.

    1. Olá André, O ideal é solicitar a visita de um técnico para avaliar essa situação, pois não sabemos a quantidade de utensílios elétricos instalados em sua rede elétrica, apenas conforme informado que existe um disjuntor independente para o chuveiro.

  3. boa tarde, tenho 02 chuveiro, e 01 djuntores de 30 amperes
    quando ligava os dois juntos vinha desarmando o djuntor, mas onten sem ligar os dois juntos , nao desarmou, mas os 02 chuveiros parou de funcionar, troquei um dos chuveiros e nao funcionou, passei a chave de teste corrente, em cada fio esta chegando a corrente de 110 cada. mas os 02 nao funciona, consegue me ajudar?

    1. Olá Geronir! O ideal é que você solicite a visita de um técnico, pois não temos como apontar o defeito em especifico, porque tanto pode ser problema no disjuntor quanto no chuveiro, ou ainda pode haver sobrecarga de energia.

    1. Olá Luma, quando um disjuntor desarma com certeza existe uma sobrecarga no sistema elétrico, que esta aumentando essa corrente, seja a bitola do fio, o volume de água que esta pouco, e traz um maior aquecimento do sistema, ou o seu disjuntor já está com fadiga. Seria importante verificar todos esses pontos antes de fazer uma troca.

  4. Olá. Meu chuveiro elétrico funciona normalmente quando ele está ligado, mas quando é desligado continua aquecendo, só para quando é colocado em modo frio . O que pode ser?

    1. Olá Amanda, como não trabalhamos com chuveiros, não temos como te informar com certeza qual poderia ser o motivo desse problema, o mais indicado seria o você solicitar a visitar de um técnico para avaliar sua rede elétrica e assim te passar um diagnostico certeiro.

    2. Bom dia Amanda, dentro do chuveiro existe um diafragma que faz com que os pólos do chuveiro encostem e desencostem com a pressão da água.
      Pode ser que esse sistema esteja deficiente visual m algum alugar fazendo com que os pólos fiquem em contato mesmo desligada a água.

  5. Boa noite,
    Esta noite estava tomando banho qnd o chuveiro desligou,fui até o painel e a chave geral e ado chuveiro tinham desarmado,ai armei elas novamente e após uns 5 min com o chuveiro ligado as duas chaves desarmaram novamente, porem desta vez qnd tentei religar elas ficaram armadas mas nenhuma luz ascendeu e nwm as tomadas estavam funcionando. Vc saberia dizer oq aconteceu pois é o mesmo chuveiro de sempre e isso nunca havia ocorrido antes.
    Obrigada pela atenção.

    1. Olá Stefane! O mais indicado é você solicitar a visita de um técnico para fazer a medição da sua rede elétrica, pois não temos como passar uma solução exata nesse caso, já que pode ser tanto sobrecarga na rede quanto defeito no disjuntor. =/

  6. Bom dia! Coloquei um chuveiro no meu apartamento de 4600w 220v para um disjuntor de 25A recomendado pela construtora, porém quando eu o ligo, mesmo no gelado, o disjuntor geral cai. Detalhe que os circuitos de lâmpada, tomadas e chuveiro tem um disjuntor pra cada, porém é o geral que cai. O que pede estar acontecendo?

    1. Olá Cleyton! O disjuntor serve sim, porém é arriscado, visto que a corrente para este circuito é de 20,9 amperes e o disjuntor é de 25. Se ele estiver usando um fio mais fino (1,5mm para baixo), vai gerar um super aquecimento e cair o disjuntor.

  7. Olá amigos.apos aproximadamente dez minutos de uso o chveiro desliga, fiação é 6mm, disjuntor de 40a(aquele preto) chuveiro de 6800, o que esta acontecendo, outro detalhe o disjuntor não desarma totalmente, ou seja ele ainda fica na posiçao como se estivesse ligado.

    1. Olá Cleverson! O indicado seria você solicitar a visita de um técnico, pois é muito difícil passar uma solução exata. Tanto pode ser sobrecarga na rede quanto o disjuntor que pode estar com defeito.

  8. Fio (novo) de 2,5, chuveiro de 4.500 e disjuntor de 25A. Está desarmando, e olha que antes era o disjuntor de 20A e por 1 ano foi tudo normal. Irei trocar o disjuntor por um de 35A ou 40A, espero que resolva.
    Mas tenho uma pergunta, como posso verificar se houve algum problema na fiação que leva ao chuveiro sem ter que tirar o fio? Algum tipo de aparelho?

    1. Olá Jeremias! Se a corrente for 127V, o ideal seria utilizar o disjuntor de 40A e o cabo de 2.5. Caso seja a corrente 220V, o ideal seria o disjuntor de 35A e cabo de 4.00.
      Talvez você consiga verificar o problema com uma chave teste, mas indicamos que solicite a visita de um profissional na área para prever sua segurança. 😉

  9. Pode ser também a queda de água que é pouca?
    Aqui em casa acontece de desligar o disjuntor após alguns minutos no banho. Creio que seja porque a água cai muito lenta.

  10. Bom dia,
    Tenho um chuveiro ligado em um disjuntor de 40A com fiação de 6 mm. Após um tempo de uso do chuveiro (somente ele) o disjuntor geral de 80A desarma. O disjuntor geral está ligado no de 40A por um cabo de 10mm.
    Vc acha q o problema é esse disjuntor geral de 80A?
    Att.
    André

    1. Olá André! Precisamos saber maiores detalhes, como a tensão e potencia do chuveiro, para assim tentar analisar se este disjuntor e a bitola do fio está correta ou não.

  11. Meu chuveiro vivia desarmando, e na última vez não ligou mais, comprei um novo chuveiro porque pensei que havia queimado, mas o novo também não ligou. Fizemos teste de corrente e chega corrente na fiação do chuveiro, mas nem o antigo, nem o novo chuveiro ligam. Tiramos a caixa de cerâmica e fizemos ligação direta (corrente tem) mas não liga. Ajudem

    1. Olá Juseny! Você tem que verificar se a corrente que esta chegando é suficiente para que o chuveiro ligue. Aconselhamos a visita de um técnico para que verifique sua ligação elétrica.

  12. Meu meu chuveiro desarmava o disjuntor qndo estav no mais quente, mas dá última vez que desarmou ficamos sem luz nas lâmpadas, as lâmpada só acendem quando ligo o chuveiro, mas o chuveiro não esquente, apenas acende as lâmpadas mesmo. O que pode ser?

    1. Olá Henrique, tudo bem? O ideal é que você solicite a visita de um técnico para o correto diagnóstico da situação. Assim você vai direto na causa do problema e consegue saber a solução.

    2. É BEM PROVAVEL QUE ESSA LIGAÇÃO ESTÁ CONDICIONADA A LIGAÇÃO DA TOMADA,LEMBRANDO QUE TOMADA FIOS 2mm e lâmpadas e interruptores fios 1,5mm ; norma ABNT.

  13. Tenho um chuveiro de 6.8000w e a fiação de 6 MM o disjuntor de 40 AP mas mesmo assim quando abro o registro Para sair bastante água e a temperatura máxima o disjuntor desarm,lembrando que fiação e disjuntor todos novos e de acordo com a capacidade do chuveiro o que pode ser?ilton.leitte@hotmail.com

  14. Bom Dia, meu chuveiro é de 5500w 220v , uso dijuntor independente para o chuveiro de 25A , A RESISTENCIA do mesmo veio a queimar e troquei o chuveiro por um de 5700w , o dijuntor cai depois de alguns minutos com ele ligado , ja verifiquei a fiacao da rede e do chuveiro nao a sinal de fio derretido as emendas estão e perfeitas condicoes , substitui o dijuntor e coloquei da mesma amperagem e o mesmo cai , o que pode ser ???

    1. Olá Leandro! Nestes casos é sempre necessário o acompanhamento de um eletricista para verificar se realmente está tudo certo com a fiação da residência e se realmente isto esteja acontecendo devido apenas ao disjuntor. O ideal seria um disjuntor mais potente de 30A ou mais para a potência do chuveiro informado.

    2. o problema ai é que tem tolerância de 2% no disjuntor para mais ou para a menos ,então não pode-se usar a amperagem exata como você informou , no caso 25 A ,ideal seria um disjuntor de 30 A

  15. Bom dia
    Tenho na residencia um chuveiro Potência em 220V: 4.600W – ligado em um disjuntor de 20A
    ligo o chuveiro na potentia quente o disjuntor desarma , retornei pra posição mora nao desarmou.
    entao substitui o disjuntor de 20A por um disjuntor de 32A esse nao arma , eu armo ele desarma, o que pode estar o correndo?
    Recoloquei o disjuntor de 20A ele nao desarma , mantive o chuveiro na posição morna e tudo bem , mas fiquei preocupado , voces pode me ajudar ?
    Abç

    1. Olá Edemilson! Primeiro verifique se a fiação é de 4mm a 6mm. Caso seja abaixo disso, seria aconselhável você fazer esta mudança. Caso a fiação esteja dentro do informado, você precisa verificar se não é o disjuntor que está com problemas. Em todo caso, é sempre bom solicitar uma visita de um eletricista para verificar com certeza o que está ocorrendo. 😉

  16. ocorreu um problema na chuveiro da minha irmã. Segundo ela, o mesmo parou de esquentar. Ao testar “com a chave teste”, constatei que dava sinal de corrente em apenas uma das fases “220”. Observei na sequencia que o disjuntor está com dificuldade de permanecer na posição “ON” . Será o disjuntor que deve ser trocado?

    1. Oi Jair, tudo bem? Poxa, as informações que você passou são muito vagas… =/ Você pode nos informar qual a potência do chuveiro, qual a ligação (127v ou 220v), qual a fiação e o disjuntor que está sendo utilizado? Com estas informações tentaremos entender o que pode estar havendo. Mas, ainda assim, em casos de instalação elétrica, é sempre bom você contratar um eletricista para verificar o que pode estar ocorrendo no local.

    2. Olá. Tenho uma situação que preciso identificar. Eu ligo o chuveiro tomo banho normalmente pode ser quente ou morno, e ao desligar o chuveiro o dijuntar geral da casa (DR) desarma. O que será que está acontecendo?

      1. Olá Volnei! Como você nos passou poucas informações, não temos como avaliar sua situação… Precisaríamos saber a potência do chuveiro, fiação, capacidade do disjuntor e qual a demanda da casa para este disjuntor geral. Mas, o ideal mesmo é você solicitar a visita de um eletricista para avaliar o local com maior precisão, pois pode estar havendo sobrecarga de energia.

  17. Tenho um chuveiro de 220v, 7500w de potência. Usando dois disjuntores monopolares (eu sei, é errado) de 25a. Na temperatura 2, ele funciona normalmente e não desarma, porém demora para esquentar em dias frios, e requer que o fluxo de aguá esteja bem baixo (abrir pouco). Na temperatura 3 (a última) ele fica excelente, porém depois de ~5 minutos, ele desarma.
    Acredito que a fiação seja grossa, pois já tive um chuveiro de 110v uma vez, e me disseram que 110v requer fios mais grossos.
    Pretendo colocar um disjuntor bipolar de 40a para ver se segura, mas tenho medo da fiação queimar e eu levar um choque hahaha. Por favor me ajudem, qual o melhor a se fazer?

    1. Oi José, tudo bem? Para sua segurança, o mais indicado é que este serviço seja realizado por um eletricista, já que para este chuveiro de 7500w o indicado é uma fiação de 6 mm e um disjuntor de 40.

  18. Boa tarde! meu nome é Tatiane e estou com problemas em casa, o chuveiro da minha casa é 220, depois de alguns minutos após o termino do banho ele desarma, além dele, todos os aparelhos eletrônicos param de funcionar, ficando acesa somente as lampadas, temos disjuntor dentro de casa, porém temos que ir no poste do lado de fora de casa e ligar novamente, porque no disjuntor dentro de casa não volta, e se voltamos a ligar o chuveiro os aparelhos voltam a funcionar, porém o chuveiro não esquenta, gostaria de saber o que pode estar acontecendo, desde já agradeço.

    1. Oi Tatiane, tudo bem? O ideal é verificar se a fiação está correta e se o disjuntor usado é o suficiente para todos os aparelhos ligados nele. Como você somente nos informou a voltagem do chuveiro, que é 220v, mas não informou a potência ou o disjuntor usado na residência, não temos como ter noção do que está provocando esta queda… O ideal mesmo é chamar um especialista para que ele possa verificar o que está acontecendo.

  19. Meu disjuntor do chuveiro não arma mais quando liga o chuveiro ele permanece desarmado fazendo com que o chuveiro permaneça frio (gelado).
    Oque devo fazer ?

  20. Olá,
    Estou com um super problema em casa em relação aos chuveiros. Um com a potência de 5.500w(aproximadamente), fio 6mm e disjuntor de 40a exclusivo. Já o outro chuveiro(2º) tem potência menor(não lembro agora) e estava com fio de 4mm e disjuntor compartilhado. Problema: o disjuntor do chuveiro 1 desarmava toda hora(mas conseguíamos usar nas duas temperaturas normalmente). E o chuveiro 2 funcionava normalmente. A partir de um momento(após desarmar váaaaaarias vezes) o disjuntor não armava mais e trocamos. Após essa troca, o disjuntor de 50 do poste da rua passou a desarmar(são dois, só o do lado direito desarmava). Resolvemos trocar o disjuntor do chuveiro 2 – deixando – o exclusivo[antes era compartilhado] – e o disjuntor do quadro de casa continuou a não desarmar e passou a desarmar o disjuntor do lado esquerdo do poste da rua.
    Tem solução?? (não aguento mais tomar banho frio!!) 🙁

    1. Oi Karina! Geralmente quando o disjuntor desarma é porque está havendo uma sobrecarga na rede. Ou também pode haver um problema no disjuntor, mesmo que seja novo… Você não especificou qual a potência do segundo chuveiro e ficamos confusos com as demais informações. O ideal mesmo é você procurar ajuda de um eletricista para verificar a parte elétrica da residência.

  21. Boa tarde
    Meu chuveiro desarma direto, ja veio vários profissionais e nada de resolver.
    Fiação nova 6mm, chuveiro novo 5500w, rede bif. 220v, e dijuntor novo de 40.
    Ja trocamos 2 vezes tanto de chuveiro, quanto de dijuntor, e nada de resolver.
    Nem 2 minutos no chuveiro e cai, as vezes total, e as vezes o dijuntor fica no meio.

    1. Oi Cris! De acordo com as informações passadas por você, está tudo correto quanto à ligação. O disjuntor desarma quando há uma sobrecarga na rede elétrica. Uma hipótese para seu problema pode ser o compartilhamento do circuito, isto é, o chuveiro e outro aparelho estão no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a capacidade do disjuntor fazendo este desarmar. Neste caso, seria necessário instalar um circuito exclusivo para o chuveiro, isto é, deve haver um par de cabos que saem do quadro de distribuição e alimentem somente o chuveiro. De qualquer forma, sempre é aconselhável a ajuda de um profissional para verificar o que está acontecendo, porque o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio.

    1. Oi Sueli! Qual a potência do seu chuveiro? Caso seja de 5500W/127V, o ideal é a fiação de 10 MM e o disjuntor de 50A. Mas o ideal mesmo é na hora de mexer chamar um especialista para garantir sua segurança 😉

  22. Boa noite de uns 20 dia pra ca tenho tido um problema com meu chuveiro ele tem o quadro de disjuntor dentro de casa não tá ocorrendo nada em desarma o problema para mim esta vindo na chave geral do relógio de energia toda vez que liga o chuveiro elétrico o disjuntor da caixa do relógio desarma será que e problema no disjuntor não especifiquei a potência do chuveiro elétrico porque não vinha ocorrendo este problema espero que você me dão uma solução

    1. Oi Genesio, tudo bem? O que pode estar ocorrendo é que toda a carga instalada na casa passa pelo disjuntor geral… Se ele desarma quando liga o chuveiro, certamente a carga do chuveiro com mais alguns equipamentos em funcionamento naquele instante está ultrapassando a carga total do disjuntor geral. Apesar do chuveiro ter um disjuntor exclusivo, provavelmente o seu circuito é compartilhado com a chave geral. Em todo caso é sempre importante solicitar a visita de um eletricista.

  23. Olá, meu disjuntor está caindo sozinho, as vezes durante o banho, mas a maioria das vezes após o banho, só percebo no próximo banho, o chuveiro tem disjuntor independente e só vai o do chuveiro.

    1. Olá Rodrigo! Quando um disjuntor desarma com frequência existe a possibilidade de a conexão do disjuntor com a fiação estar mau isolada ou frouxa. Para resolver o problema, é necessário isolar novamente a conexão. Pode ser também que algum equipamento esteja com defeito, provocando fuga de corrente, o que pode gerar um aquecimento excessivo e consequentemente o desarme do disjuntor. Avalie aparelho por aparelho. Se o disjuntor desarmar após algum tempo de utilização do chuveiro, pode estar ocorrendo um aquecimento da fiação elétrica devido ao uso incorreto dos cabos. Por exemplo, para se utilizar um chuveiro de mais de 6000W, recomenda-se o uso de um fio ou cabo flexível com a bitola de no mínimo 6mm² para suportar o aquecimento. Verifique se alguns destes motivos não pode estar causando o problema aí em sua residência…

  24. Pessoal bom dia,
    Estou com o seguinte problema. Ontem houve um curto circuito na rua próxima de casa aonde fui obrigado a desligar todos os aparelho para evitar prejuízo. E hoje pela manhã ao ligar o chuveiro ou a geladeira as luzes da casa simplesmente apagam voltando a funcionar no momento em que eu desligo a geladeira ou o chuveiro. O que poderia ser? Obs: O dejunto não desarma. Pode ser as conexões do neutro do poste ou do medidor folgados?

    1. Olá Douglas! Recomendamos que você entre em contato com o fornecedor de energia, pois, quando há curto circuito na rua, as descargas são muito fortes. Em todo caso, é sempre bom solicitar a ajuda de um eletricista.

  25. Bom dia!
    Mudei recentemente para um Apartamento e ao utilizar o chuveiro o disjuntor cai e chegou ao ponto da energia geral do Apartamento acabar.
    Trocamos o disjuntor do chuveiro que era de 20 amperes para 35 e o geral de 25 amperes para 40.
    Só que mesmo assim continua caindo e o que fica localizado na central do Edifício é de 30 amperes, que conforme o sindico, para troca deverá ser acionado a companhia de energia elétrica.
    Será que o chuveiro precisará ser trocado?

    1. Oi Nataly! Neste caso, como o disjuntor já foi trocado por um mais potente, você deve verificar se a fiação suporta a potência do chuveiro. Entretanto, como a fiação continua suportando a mesma corrente de antes (os cabos não foram trocados), um segundo problema pode estar sendo gerado: superaquecimento da fiação. Portanto, se o desarme do disjuntor ainda persiste, a primeira dica é chamar um especialista da área para verificar o local, pois as orientações que postamos são uma hipótese com base no que você descreveu. Ao solicitar a visita de um eletricista, esclareça com ele alguns pontos?: É necessário trocar a fiação de alimentação do chuveiro ou é recomendado trocar o chuveiro por um de menor potência que seja compatível com o dimensionamento da instalação elétrica do imóvel?

  26. boa noite. meu chuveiro nunca desarmou,até que dia,um rapaz desinstalou para limpar os buracos do chuveiro e reinstalou. agora cai todo dia. será que é erro de instalação? como resolver?

    1. Olá Ikaro! Os disjuntores são projetados para desarmar quando houver uma sobrecarga de corrente (aquecimento dos cabos condutores) acima do limite ou um curto circuito na rede elétrica interna. Sugerimos que você contate um eletricista de sua confiança para que possa analisar detalhadamente sua rede elétrica e verificar se existe alguma fuga de corrente na rede interna provocando o desarme e se os condutores existentes foram dimensionados na bitola correta.

  27. Boa noite meu chuveiro foi instalado por um técnico e o disjuntor desarma so quando ligamos na temperatura 2. Se ligamos na temperatura máxima ou na minima ele nap desarma. SÓ DESARMA NA 2 porque será?

  28. Tenho uma instalação nova monofásica, disjuntor indicado de 40A instalação com cabo PP6mm, chuveiro alimentado com fico de 6mm e disjuntor de 32A porem com a utilização do mesmo na temperatura intermediaria que é de 3650W de potencia ele vem a desarmar o disjuntor principal do medidor. Foi deito o teste com a mesma instalação trocando por um disjuntor de entrada de 50A e o do chuveiro de 32A e mesmo assim apenas desarma o disjuntor geral de 50A localizado no medidor. A unica teoria que tenho é que o cabo em que a concessionaria alimenta o meu medidor é de má qualidade (cabo de alumínio com bitola de 6mm), porem o técnico disse que é o cabeamento padrão utilizado. Alguma sugestão, pode me dar uma orientação?

    1. Oi Fernando, tudo bem? Pelo que você informou, o disjuntor está correto e fiação também. Você deve verificar se o problema não está no chuveiro, porque pode ser que a temperatura 2 esteja demandando mais potência. Mas esta é só uma hipótese, uma vez que nos baseamos por suas informações e não verificamos o local. De qualquer forma, reforçamos a visita de um técnico para um parecer preciso.

  29. Tenho um chuveiro 7500 W instalado com cabos de 6mm num disjuntor de 32 A. Nunca tive problemas com ele mas há cerca de 6 meses o disjuntor desarma depois que o chuveiro é desligado (cerca de 30s ~1min). Quando o banho é muito longo ou se alguém ligar o chuveiro depois de ele ter desarmado (e rearmado) ele desliga durante o banho. Já chamei o eletricista, ele verificou as os fios, troquei o conector de cerâmica, e o problema continua. Tem alguma outra possível causa devido ao sistema elétrico, ou deve ser o chuveiro mesmo (que talvez não desligue ao fechar a água?)?

    1. Oi Aline, tudo bem? Você não informou se a ligação está em 127V ou 220V, mas, para esta potência de chuveiro, o ideal seria um disjuntor de 40A e não 32A, como você informou. Talvez a parte elétrica esteja prejudicada devido a isto e também ao fato de agora estarmos no inverno e utilizarmos na temperatura mais quente. De qualquer forma, reforçamos a importância de contratar um especialista para verificar o local.

  30. Minha casa está desarmando o dijuntor mas são duas casas ligadas no mesmo quando ligamos só um dos chuveiros está caído agora depois de um tempo antes não acontecia isso será que acabou o prazo do dijuntor ele é de 60

    1. Oi Adalberto! Com suas informações não conseguimos avaliar corretamente o caso, pois não sabemos a potência do chuveiro, fiação utilizada e se a ligação é em 127V ou 220V. Sugerimos que você contrate um eletricista, pois de alguma forma está havendo uma sobrecarga, onde o disjuntor desarma para evitar maiores danos.

  31. Boa noite, tenho um chuveiro blindado 4 estações com 2 meses de uso, já ocorreu de desarmar o disjuntor tempos atrás (pelo motivo descrito em seu texto), mas dessa vez eu estava no banho e o chuveiro deixou de esquentar, fui olhar o quadro e o disjuntor não está desarmado e sem cheiro de queimado. O que houve? Outra coisa, não percebi se já era assim, mas a tomada de ligar e desligar a corrente está mole (não derretida) sem dar o estalo do ligar e desligar.

    1. Olá Toscano! Sem informações sobre a potência do chuveiro, disjuntor e fiação utilizada não é possível darmos um retorno preciso. Mas, quanto ao disjuntor não estar travando (sem o estalo), provavelmente esteja com problema… Se for o disjuntor exclusivo do chuveiro este pode ser o motivo de o chuveiro não estar esquentando. Mas, para ter uma resposta exata o melhor é solicitar a visita de um eletricista para checar a parte elétrica da residência a fim de verificar o que está ocorrendo de fato.

  32. Meu disjuntor geral é de 40A , o meu chuveiro desarma rapido, a potência é 5500w, e pedi disjuntor de 50A,uso o disjuntor de 40A tenho que trocar o disjuntor geral tbm ou só o do chuveiro? O fio que uso é de 6mm

    1. Olá Lucas, o ideal é você solicitar a visita de um técnico para verificar á rede elétrica por inteiro, pois pode ser problema no disjuntor exclusivo no chuveiro como também pode ser no geral, porque não sabemos se o disjuntor geral esta sobrecarregado também.

  33. Olá! A chave do meu chuveiro está caindo sem ele estar ligado. Alguém sabe me orientar o que pode ser, e o que eu faço pra resolver?
    Desde já agradeço

  34. Ola. Gostaria de saber que eu ja tenho 2 chuveiro de 7500W porem mudei para um apartamento q a energia dos chuveiro e de 6800W. Vou ter problemas se usar esses chuveiros? OBG

    1. Olá Emerson, o fornecimento de energia é 127V ou 220V. O adequado é você verificar se a fiação da nova residência vai suportar a potência do chuveiro. Para 6800 e 7500 a fiação é de 6 mm. Mas a melhor opção é sempre solicitar a visita de um técnico.

  35. Ola,
    moro em apartamento e tenho disjuntor dentro de casa que 35 pro chuveiro separado e o disjuntor geral que fica fora do apartamento e de 40, ontem estava tomando banho e depois de um tempo a energia caiu, fui no quadro que fica dentro de casa e estava tudo normal, já no disjuntor geral fora de casa, no momento que eu desliguei e liguei novamente a energia voltou, mas percebi que o disjuntor estava aquecido, ao perguntar minha esposa ela relatou que no momento do meu banho ela fez uso do micro ondas, o que pode ter acontecido já que tenho disjuntores separados para o chuveiro e para as tomadas?

  36. bom dia, preciso de 1 disjuntor para bomba submersa de 250w na rede de 127v, no dimensionamento seria o consumo de 2,36A, no cálculo 250/127+20% = 2,36A… utilizo disjuntor de 5A ou 10A???

  37. Olá,
    Chave do meu chuveiro desarma sem nada está ligado, geralmente a noite quando durmo só ventilador fica ligado na energia. O que será que pode ser?

    1. Olá Tardelly! Pode ser problema no próprio disjuntor. Mas o ideal é solicitar a visita de um eletricista na casa para verificar se a parte elétrica está normal, pois o disjuntor desarma por problema no próprio aparelho, ou por sobrecarga. O ideal é verificar.

  38. Ola. Tenho um chuveiro 220 e ele parou d ficar quente no meio do banho. Fui logo olhar o disjuntos e tava OK. Fiz o teste na tomada e tava dando 110 ao inves . Achei mto estranho.desliguei e liguei o disjuntor novamente e voltou a funcionar. O q pode ser?

  39. Preciso de um esclarecimento, por gentileza. Possuo 2 disjuntores de 90A ( DLB ) no relógio geral com saída de fios de 10mm. Em outra caixa, na parte inferior do relógio, possuo uma instalação separada contendo 2 disjuntores SD C63 A cada, também com saída de fio 10mm para um aquecedor de água. Problema: O Fio de 10mm esquenta muito e depois de 30 minutos cai um dos disjuntores de 63 Amperes. O que devo fazer? Trocar os disjuntores de 63 Amperes? Potencia do aquecedor 8.000 watts.
    Grato. Marcelo.

    1. Olá Marcelo! Era bom saber qual a tensão que está alimentando estes disjuntores. Porque realizando os cálculos verificamos que se a tensão é de 110V realmente o disjuntor irá cair. Dividindo a potência (8.000W) pela tensão de 110V o resultado é de 73A. Portanto, é maior que a corrente de 63A suportada pelo disjuntor que ele está utilizando. Caso a tensão seja de 220V o resultado fica em 36A, e neste caso o disjuntor de 63A deveria suportar. Caso seja aplicável esta tensão, uma alternativa seria talvez trocar o fio por uma bitola maior, por exemplo um fio de 16mm². Verifique isto e caso esteja utilizando a tensão de 110V você deverá colocar um disjuntor de menor corrente que o da entrada, no caso de 90A. Porque se não pode mascarar de certa forma a proteção dada por este disjuntor. Ou melhor dizendo você deveria ter um disjuntor acima de 73A e abaixo de 90A na segunda instalação. E o de 90A no relógio.

  40. Bom dia, gostaria de ajuda de vcs!
    O eletricista fez a instalação do chuveiro elétrico e o mesmo colocou o djuntor de 32 amperes e o fio de 4mm… Qua do colocamos o chuveiro o djuntor disparou… Aí verificamos que o chuveiro é de 6.800w. e não sabemos o que tá acontecendo… Se tem alguma coisa errada…

  41. Olá a todos! estou com uma situação um tanto peculiar: após 8 minutos (cronometrados!) o chuveiro derruba o disjuntor do quadro do apartamento e também o disjuntor na entrada do prédio, mas não o geral do quadro. chequei a fiação e do disjuntor do prédio para o quadro chegam fios de 10mm, do quadro para o chuveiro vão fios de 6mm. o disjuntor do chuveiro é de 40 e o fio que está chegando no disjuntor do prédio nao parece estar quente. alguma sugestão?

    1. Olá, Felipe! Neste caso o ideal seria a gente saber a potência do chuveiro e em qual tipo de ligação ele esta, se é em 127v ou 220v, para podermos entender o que esta havendo. Consegue passar essas informações para a gente?

  42. Boa noite!!!
    Na mh chacara tenho 8 choveiros ,e qd estar alugado os oitos funcionam ao msm tempo,e mh chave no padrão estar desarmando o q fazer?
    Obs: Ja chamei o eletricista pra ve e troucou tds os fios ,mas msm assim a chave continua caindo

    1. Olá Renato, tudo bem? Se as instalações não foram atualizadas (se sua casa for antiga) ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto. O ideal é chamar um eletricista para analisar melhor evitar danos. 🙂

  43. Pessoal meu chuveiro não está mais ligando e percebi que a caixa dos disjuntores internos estava bem quente então quando eu abri o cabo que liga um disjuntor no outro estava totalmente derretido e as duas chaves bem quentes os demais fios estavam intactos sem nenhum problema nem aquecidos porem meu chuveiro não está mais acionando o restante da casa funciona normalmente tomadas, apagadores enfim, será que pode ser que os disjuntores necessitam ser trocados? Desde já obrigado.

  44. Queria saber o que acontece se eu conectar apenas um dos dois fios do chuveiro. Meu chuveiro esquenta muito e o disjuntor desliga após uns 4/6min.

  45. Boa tarde. O chuveiro da minha sogra é de 5500W e 127V, ligado em um disjuntor de 50A com cabos de 10mm2. Estou fazendo um teste assim: ligo o chuveiro por 10 segundos e desligo. Após aproximadamente 2 minutos o disjuntor desarma. Obs.: o circuito é independente. O que pode estar fazendo o disjuntor desarmar?

  46. bom dia! meu chuveiro e de 5500w e ele tem um circuito so pra ele, o disjuntor geral e 40a e o do chuveiro o cabo e de 6mm de 36a, mas depois de um tempo ligado o dijuntor geral “relogio” desarma e o do chuveiro nao. o que pode ser?

    1. Olá, Filippo! O ideal é você fazer uma vistoria no local para verificar oque esta ocorrendo. Como o disjuntor, e a potência informada esta correta, é só estando no local para verificar oque esta acontecendo.

  47. Olá !!! Tenho uma dúvida!
    Moro em apartamento e minha luz vem muito alta sendo que quando saiu de casa desligo os disjuntores menos o da geladeira e mesmo assim vem absurdamente alta. Percebi que mesmo quando não uso chuveiro o disjuntor cai do nada.
    Isso pode ser algum roubo de energia?

  48. Boa tarde! Meu chuveiro é de 6.400W, 220V, disjuntor de 30a (exclusivo para o chuveiro) e fiação de 4mm. Esse disjuntor desarma, o eletricista vai até minha casa, olha o chuveiro, a tomada do chuveiro (20a), o disjuntor, e não tem sinal de curto ou superaquecimento, passa dois meses, o disjuntor desarmar novamente, o eletricista faz o mesmo procedimento, volta a funcionar, e passa mais dois meses volta a desarmar. Eu não entendo o que está acontecendo, o engraçado é que quando desamar, não adiantar ir lá e ligar o disjuntor ele desarma na mesma hora, como se estivesse em curto, mas basta mexer na tomada e no disjuntor e consigo ligar o disjuntor novamente. Você sabe dizer o que pode estar acontecendo?

    1. Boa tarde Fernando, tudo bem?
      É provável que a sua fiação esteja sobrecarregada. Pois para um chuveiro de potencia de 6400W é preciso de um disjuntor de 35A ou 40A e uma fiação de 6MM. Realizando essa alteração seu problema será resolvido.

  49. Boa noite,acabei de comprar uma ducha nova ela e igual a antiga de 5500wats, so que a antiga o dijuntor nao caia,agora com a nova o dijuntor fica caiando assim que a ducha e ligada quando esta no morno.Dijuntor de casa e de 50 anper e fio de 10

  50. Eu sou extremamente impressionado junto com seu escrevendo habilidades como inteligentemente
    como com o formato para seu weblog. Isto é um pago assunto ou modificar-seu mesmo?
    Qualquer forma manter acima o excelente alta qualidade escrevendo, tem raras perscrutar
    um bom weblog como este hoje…

  51. Olá saudações…
    Quando ligo o meu chuveiro o fio de um dos disjuntores esquenta e fica cheiro de queimado…
    Já cortei e continua acontecendo o mesmo!
    São dois disjuntores um no fio do chuveiro e outro antes na sala que vai para caixa de energia elétrica ,. No caso são dois disjuntores e um está sempre acontecendo isso..

    1. Olá Janette, tudo bem? Aconselhamos que um eletricista faça uma visita técnica para avaliar o problema. Pode ser algum curto circuito, problema no disjuntor ou espessura errada dos cabos. Obrigado pela participação 🙂

  52. Saudações. Meu chuveiro é eletrônico, 5.500w, 110v, com uma rede exusiva somente pra ele, com fio de 10mm e disjuntor de 50amp.
    Porém vem acontecendo algo intrigante: quando se toma um banho quente um pouco mais demorado, o banho corre bem até o final, porém o próximo banho, o disjuntor estará desarmado… ou seja: o disjuntor não desarma durante o banho, e sim após o banho, depois do chuveiro desligado… não consigo entender o motivo…

    1. Olá Davi, tudo bem? O melhor é procurar um especialista, pois pode ser problema de fiação, ou do disjuntor. Um eletricista conseguirá dar um diagnóstico mais preciso 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *