Reparos em Eletrônica: 8 dicas para um bom diagnóstico

, , , | 0 Comentários

O diagnóstico de eletrônicos para reparo costuma começar com as informações do cliente. Por isso, ao receber um aparelho, converse com o proprietário e colha o máximo de informações sobre o problema.
Na sequência, ao iniciar o conserto de qualquer aparelho, observe as seguintes dicas:

  1. Quando houver evidências de queda, observe se há componentes soltos ou faltando, partes carbonizadas e/ou deterioradas.
  2. Faça uma medição de componentes a frio, ou seja, com o aparelho desligado. Lembre-se de que para que se possa fazer uma medição correta, a maioria dos componentes deve ser removida do circuito.
  3. Inicialmente, ligue o aparelho em uma tomada que tenha algum dispositivo de segurança.
  4. De posse do diagrama, faça as medições de tensão dos circuitos.
  5. Ao ligar o aparelho, procure descobrir se existem componentes superaquecendo, liberando fumaça e/ou cheiro de queimado.
  6. Fique atento aos barulhos, ruídos ou estalidos que vêm do circuito ou estão presentes nos alto-falantes. Isso ajuda muito para saber em que circuito se deve trabalhar.
  7. Nas associações de resistores ou capacitores, fique atento para que a soma total seja exatamente igual a do componente original.
  8. Mantenha um banco de dados com relatórios dos reparos já executados

Aliadas a um local de trabalho bem ventilado, bem iluminado, ferramentas adequadas, uma boa bancada de trabalho, tempo disponível e conhecimentos técnicos, essas dicas certamente serão úteis no diagnóstico do defeito do aparelho!

Com informações do Blog Rádiotécnico 

Botão Whatsapp Foxlux