Os 03 tipos mais comuns de soldagem

, , , | 0 Comentários

A soldagem é um processo através do qual duas peças de metal são unidas utilizando calor e eletricidade. Um material de preenchimento é utilizado para formar uma gota de metal fundido, que arrefece a tornar-se um forte ligamento entre as peças. A soldagem é utilizada em diversos tipos de indústrias, incluindo construção civil, construção naval, aeronáutica e eletrônica. Há diversos processos de soldagem, mas os mais comuns são de soldagem fixa (SMAW, sigla em inglês), soldagem por gás metálico inerte (MIG, sigla em inglês) e soldagem por gás inerte de tungstênio (TIG, sigla em inglês).
soldagem-smaw-2
Soldagem fixa
A soldagem fixa, também conhecida como soldagem por arco metálico blindado é um dos tipos mais simples e mais comuns de soldagem. O eletrodo que dá o nome a esse tipo de soldagem é coberto com um revestimento de metal que funde e forma um gás protetor quando o calor é aplicado, sendo adicionado escória, desoxidantes e uma liga ao metal fundido. A escória é criada quando glóbulos de metal fundido se solidificam na superfície da solda – esses devem ser tirados. Os equipamentos de soldagem fixa são fáceis de usar e de baixo custo. O eletrodo fornece seu próprio fluxo, eliminando a necessidade de fontes adicionais. A soldagem fixa pode ser realizada em todas as posições (em uma superfície plana, horizontal, vertical e ou em lugares elevados), e tem uma menor sensibilidade a correntes de ar se comparados com soldas de gás de proteção.
soldagem-mig
Soldagem MIG (gás metálico inerte)
As soldagens de gás metálico inerte, ou MIG, utilizam um carretel de fio de aço sólido, que é alimentado para a área de trabalho de uma máquina através de uma ponta de contato presente na “pistola” MIG. A ponta de contato é carregada eletricamente quando o gatilho da arma é puxado, que derrete o fio para criar o material fundido. A soldagem por MIG é normalmente utilizada em ambientes interiores, onde correntes de ar não deslocarão o gás de proteção. No entanto, ela pode ser utilizada no campo utilizando blocos de sopro, como folhas de plástico. A soldagem MIG pode ser aplicada em aço inoxidável, aço-carbono e alumínio. Ela pode ser utilizada para soldar em todas as posições. As desvantagens incluem precisar usar um tanque pesado de gás de proteção e o custo dos produtos descartáveis, como pontas e bicos.
soldagem-tig
Soldagem TIG (gás inerte de tungstênio)
A soldagem por gás inerte de tungstênio, ou TIG pode ser utilizada em uma ampla variedade de materiais, proporcionando soldas de alta qualidade e não produzindo fumaça tóxica. O gás árgon é utilizado nesse processo para proteger a solda da contaminação, de modo que não há produção de escória. As soldas podem ser realizadas em todas as posições. Todos esses benefícios fazem com que a soldagem TIG seja a escolha ideal para espaços reduzidos. No entanto, esse tipo de soldagem requer mais habilidade e experiência para produzir uma boa solda. A tocha deve ser segurada em um ângulo reto, o banho de fusão deve ser mantido uniforme e deve-se utilizar o preenchimento correto.
Para soldas eletrônicas, conheça o Ferro de Soldar e o Ferro de Soldar tipo Machadinha Foxlux, assim como os nossos Acessórios para Solda – sugador, ponteira, estanho, resistência, etc.

Fonte: eHow

Botão Whatsapp Foxlux