Tomadas: altura e dimensionamento

, , , | 0 Comentários

Se você já construiu ou reformou, provavelmente já se fez essa pergunta: há um padrão de altura para colocação de tomadas nas paredes, como por exemplo o posicionamento delas no plano vertical? Em cima, no meio ou em baixo?
altura-ideal-tomada-1Na verdade não existe um padrão, mas existem alguns consensos que podem ser tomados como exemplo. O que precisa ser avaliado de fato é a sua necessidade, pois existem tomadas que são colocadas de maneira geral, enquanto outras serão usadas para determinados fins e para atender aparelhos ou eletrodomésticos específicos. Confira esses exemplos, classificados pela altura:
EM CIMA
Necessidades específicas incluem, por exemplo, um exaustor na cozinha e o ar condicionado.
NO MEIO
As tomadas no meio da parede são bastante comuns e necessárias na cozinha, geralmente logo acima da pia e do balcão. Ainda, no quarto, pode haver a necessidade de fixar uma TV na parede,  e a altura ideal será do meio da parede para cima. Nesse cenário, fica a sugestão de uma uma tomada dupla, sendo uma entrada para a TV e outra para o receptor da TV a cabo, por exemplo.
EM BAIXO
Costumam ser a maioria e atendem a TV da sala, o escritório, os quartos.
INTERRUPTORES COM TOMADA
Algumas pessoas aproveitam o espaço do interruptor de acender e apagar as luzes para incluir uma tomada. Elas devem atender necessidades temporárias apenas, diferente das tomadas que terão uso contínuo.
Lembre-se: na hora de planejar o dimensionamento, o aspecto mais importante é considerar as suas necessidades específicas, pensando em todos os eletrodomésticos e eletrônicos existentes e também nos que você planeja adquirir.

Com informações do IBDA

 

Botão Whatsapp Foxlux