Como evitar que as emendas do chuveiro derretam

, , , , , | 0 Comentários

Para evitar o derretimento do cabo e da emenda do chuveiro você precisa seguir os padrões de instalação elétrica, levando em consideração não somente a bitola do fio a ser utilizado mas também a execução correta da emenda entre o chuveiro e a rede elétrica.
Emendas bem executadas, que deixarão a sua instalação mais rica em segurança e até na estética, podem ser feitas através de dois métodos, por conector ou direta. Vamos entender cada caso:
Emenda com conector
Esse método é o mais simples, rápido e eficaz, oferecendo maior praticidade e segurança na hora de substituir o chuveiro caso necessário. Esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão. Eles conseguem manter as características mecânicas entre os cabos, ou seja, mantém a resistência especifica e dissipa melhor o calor gerado no local. É valido lembrar que deve-se usar sempre que possível os conectores de cerâmica, pois esses modelos podem aguentar e dissipar melhor as temperaturas elevadas e você não corre o risco desse material derreter, como pode acontecer nos conectores de plástico.
conector-porcelana
Emenda direta
Caso prefira ainda a emenda direta, você precisa levar alguns detalhes em conta: o primeiro é sempre obedecer o padrão do tamanho que deve ser feito o desencape do fio tanto do chuveiro quanto da rede elétrica. O segundo passo, após a emenda de prolongamento, seria realizar o processo de estanho na emenda. Essa etapa possibilita que os cabos fiquem fundidos, tornando assim a resistência única com a mesma característica mecânica. Adicionalmente, o estanho auxilia na redução do aumento da temperatura. Para isolar  essa emenda utilize fita de alta fusão e depois a fita isolante, dessa forma o isolamento não corre nenhum risco de curto circuito ou choque.

Fonte: Saber Elétrica

Botão Whatsapp Foxlux