10 dicas para cuidar bem do carro no inverno

, , , | 0 Comentários

Você sabia que o seu carro também sofre com o frio? Por isso, algumas medidas simples ao longo da estação mais fria do ano evitam que ele apresente algum problema mecânico no meio da estrada, por exemplo. Isso sem falar na despesa extra inesperada para os reparos de emergência!
carro-inverno-1
Confira 10 dias para cuidar bem do seu veículo no frio:
1. Óleo e filtros de óleo
Certifique-se de seguir as recomendações do fabricante. Um óleo de motor limpo e eficiente é a chave para encarar bem as baixas temperaturas.
2. Esquente o carro no trajeto
Se seu carro possui injeção eletrônica, você não tem porque ficar “esquentando” o motor antes de sair – ou seja, acelerando até o motor alcançar a temperatura ideal. A injeção fará isso por você durante o trajeto, assim você economiza tempo e combustível. Por isso, nos primeiros quilômetros, dirija mais devagar e com mais cautela, dando tempo para a injeção fazer o trabalho dela.
3. Cuide bem dos pneus
Estradas em condições de extremo frio podem apresentar mais frequentemente um cenário de chuva, neblina e até pequenas camadas de gelo – isso, claro, mais exclusivamente para a região sul do Brasil. Por isso a dica é: verifique a pressão de cada um de seus pneus – de acordo com a calibragem recomendada no manual do veículo. Com o pneu calibrado, seu veículo ganha força na estrada, melhorando a segurança e a economia. E se está na hora de trocar, procure um especialista em pneus e faça a melhor escolha.
4. Cuidado com a bateria
Elas tendem a trabalhar muito mais durante o inverno, por isso, evite deixar som, luz ou outros equipamentos ligados, quando o carro estiver com o motor desligado.
5. Verifique se as mangueiras do motor estão em boas condições de funcionamento
Correias do motor danificadas não resistem ao frio extremo e ressecam mais rapidamente.
6. Se seu carro tem ar condicionado com aquecedor, limpe ou substitua o filtro
Contaminantes externos, acumulados durante o resto do ano, se estabelecem no filtro de ar e quando o aquecedor é ligado, se espalham por todos os cantos do carro.
7. Proteja a pintura do seu carro
Uma boa forma de cuidar da aparência do seu veículo é manter a cera em dia.
8. Um dos fatores mais importantes no inverno é a visibilidade
Certifique-se de que suas palhetas estão em bom estado e funcionando corretamente.
9. Verifique as luzes do seu carro
Luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis e luzes de condução sempre merecem atenção. Nos dias de inverno as noites são mais longas e você precisará delas por mais horas.
10. Mantenha um kit de emergência em seu carro
Além do triângulo, kit de ferramentas e de primeiros socorros, tenha sempre com você pelo menos o seu celular e uma lanterna.

Fonte: Itaro

Botão Whatsapp Foxlux