5 sinais de que a sua casa precisa de uma reforma

, , | 0 Comentários

Nem sempre os sinais de que uma casa está precisando de uma reforma são visíveis aos olhos. Pensando nisso, preparamos uma lista com situações que devem ser observadas para que ela possa ser planejada, evitando custos desnecessários e não programados.
sinais-casa-precisa-reforma
1)  Infiltração 
A infiltração é o primeiro indício de problema na construção. Acontece tanto em apartamentos como em casas, e seus sinais mais comuns são o mofo, escurecimento ou estufamento das paredes, queda de azulejos, pisos levantados ou descolados. Ela pode vir do piso, das paredes ou do teto e, se não resolvida, pode chegar a danificar estruturas. “Evitar a infiltração é mais simples do que combatê-la, por isso, quando a reforma for realizada, é importante que os devidos cuidados sejam tomados para evitar retrabalho futuro”, explica a arquiteta Denise Bernacki.
2) Instalações Elétricas e Hidráulicas
A validade das instalações elétricas e hidráulicas varia muito de acordo com a construção e a qualidade dos produtos utilizados durante a execução do projeto.
Casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica, por exemplo, podem ser indicadores de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta da demanda da residência, principalmente quando o imóvel é mais antigo e precisa comportar mais equipamentos eletrônicos. Nesses casos, é recomendada a troca da fiação para evitar acidentes graves e até mesmo incêndios.
Canos estourados ou retorno de água pelo ralo indicam que está na hora de reformar a parte hidráulica do imóvel, “quando esses problemas começam a aparecer, o ideal é aproveitar e fazer uma transformação geral para aproveitar o quebra-quebra”, completa a arquiteta Aline Bernacki. A necessidade ou desejo de instalar ar-condicionado ou de automatização também pedem por reforma, pois necessitam alguns ajustes estruturais e técnicos para sua viabilização.
3) Esquadrias
Com o tempo é normal que, além das perdas estética, elas comecem a emperrar ou não estejam mais isolando e protegendo o interior do imóvel. Ao trocá-las, o ideal é investir em esquadrias mais novas, de fácil manutenção, com vidro duplo para isolamento térmico e sonoro, por exemplo. “Manter as esquadrias em bom estado é essencial para a segurança e conforto dos moradores e da estrutura, além de valorizar muito o imóvel e sua fachada”, explicam as arquitetas.
4) Acabamentos
Pisos e pinturas naturalmente desgastam com o tempo e esse é mais um sinal da necessidade de uma reforma, assim como a troca de louças, telhado, revestimentos, papel de parede, etc. Essas mudanças podem vir acompanhadas de outros motivos para reformar ou ainda para repaginar totalmente o imóvel, mas é importante lembrar que a manutenção é sempre mais fácil e econômica do que a substituição desses acabamentos, como os pisos de taquinho, tipo parquet, que são de excelente qualidade, bom gosto e valorizam o imóvel. Entretanto, se sua manutenção for deixada de lado, eles começam a descolar e devem ser trocados.
5) Mudanças no Estilo de Vida
Bebês nascem, filhos saem de casa, mas seus quartos continuam lá ou ainda nunca foram planejados. A mudança do estilo e situação de vida dos moradores também pode pedir uma reforma para adaptar e renovar os ambientes. “Quando um filho sai de casa, você pode transformar seu quarto em um escritório ou sala de televisão, por exemplo. São essas mudanças que fazem com que a residência seja tão dinâmica e viva quanto seus moradores”, completam as arquitetas Bernacki.

Com informações do Fórum da Construção

Botão Whatsapp Foxlux