5 vantagens do telhado branco

, , , , , | 0 Comentários

Assim como telhados verdes, os brancos são uma alternativa bastante interessante para quem busca aplicar os princípios de sustentabilidade à sua obra, residência ou empresa. Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor.
Segundo o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% e 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir também em até 96% os raios UV, e refletir até 80% dos raios solares, gerando uma economia de energia elétrica em torno de 30% às edificações.

Confira 5 vantagens do telhado branco
1. Diminuição das ilhas de calor
Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nessas áreas as temperaturas podem ser de 1 a 6ºC superiores quando comparadas às áreas rurais próximas.
2. Diminuição da emissão de CO2  
As emissões de gás carbônico são um enorme problema da sociedade moderna. A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta porque ocasiona o efeito estufa e por consequência o aquecimento global.
3. Reduz o consumo de energia
Os ambientes ficam menos quentes com o uso de telhado branco, refletindo a radiação solar e consequentemente há uma menor necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar. Em média, gasta-se de 20 a 70% a menos de energia do que anteriormente para esfriar o ambiente.
4. Ajuda a refletir os raios solares
A cor branca reflete a radiação solar reduzindo a absorção de calor. Quanto mais escura a tinta, mais a superfície absorve os raios solares e mais quente o ambiente fica.
5. Maior vida útil para os telhados
A aplicação é fácil e a diferença de temperatura é perceptível de imediato. As tintas específicas impermeabilizam e protegem os telhados, evitando a proliferação de fungos. A manutenção consiste em uma nova aplicação a cada 5 anos.
DICA 
Não esqueça de utilizar uma tinta de boa qualidade e adequada ao uso, pois a cobertura está sempre sujeita à intemperes. Tintas não apropriadas são suscetíveis ao aparecimento de fungos escuros, necessitando frequente de manutenção, o que deixa de ser sustentável.
Pintar o telhado é apenas uma ideia, mas a verdade é que precisamos mudar nossa atitude amplamente!

via SustentArqui

Botão Whatsapp Foxlux