6 dicas para uma recarga de bateria segura

, , , , | 0 Comentários

Com as temperaturas mais baixas chegando, é bastante comum que ocorram problemas com a bateria dos carros, fazendo com que muitos motoristas fiquem na mão e se obriguem a recorrer à famosa chupeta.
como-fazer-chupeta-bateria-carro
cabo_para_recarga___bolsa_abertaAlém da sequência de passos para conexão das baterias (figura), também é importante ficar atento a alguns detalhes para evitar danos ou dificuldades durante a chupeta, sendo:
1) As baterias possuem indicação sinal de (+) e (-) junto aos pólos positivo e negativo. Se você é leigo, procure esta indicação nas duas baterias e somente realize a conexão quando estiver certo sobre a polaridade de cada conector. Lembre-se de que a inversão de polaridade é o pior de todos os erros e pode destruir os dois carros.
2) Utilize cabos específicos para recarga de bateria. Não tente improvisar a ligação com fios destinados a tomadas residenciais ou alto-falantes automotivos. Fios muito finos podem sobreaquecer e iniciar um incêndio.
3) Desligue o som e outros equipamentos eletrônicos que possam estar ligados nos dois carros.
4) Verifique a chave das luzes do carro que está com a bateria descarregada, certificando-se de que elas estão desligadas.
5) Depois que as baterias estiverem conectadas, dê a partida no carro que está com a bateria carregada e deixe-o funcionando por aproximadamente 5 minutos antes de dar partida no carro que está com a bateria descarregada. Assim a bateria receberá uma pequena carga antes da partida.
6) Quando o carro com a bateria descarregada começar a funcionar, desligue os cabos da chupeta, evitando que qualquer diferença de potencial entre os alternadores dos carros venha a danificar algum componente dos mesmos.
Caso o motorista saiba que a bateria descarregou porque esqueceu algo ligado, como as luzes ou o som, basta rodar alguns quilômetros com o carro para efetuar a carga. Já nos casos em que não é possível identificar o motivo da falta de carga, é recomendado procurar uma auto-elétrica para realizar o diagnóstico do veículo.
Com um cabo mais longo e mais espesso, o cabo para recarga de bateria Foxlux garante maior praticidade e segurança ao recarregar a bateria do seu carro.

Adaptado do Guru das Máquinas

Botão Whatsapp Foxlux