Acender e apagar sem parar: por que a lâmpada tende a queimar?

, , , | 0 Comentários

Quando se liga e desliga uma lâmpada muitas vezes ela queima porque essa atividade causa picos na tensão da corrente elétrica sobre os aparelhos. Embora as lâmpadas incandescentes, fluorescentes e LEDs utilizem tecnologias diferentes, elas têm essa semelhança. Vale lembrar também que os diferentes tipos de lâmpadas têm uma vida útil que passa a valer desde o primeiro momento em que são ligados – o que o liga e desliga faz é acelerar o processo. As incandescentes duram cerca de mil horas, as fluorescentes cerca de duas mil (embora fabricantes defendam que o valor chegue a 10 mil) e os LEDs por volta de 30 mil.

NA INCANDESCENTEliga-desliga-lâmpada
Nas lâmpadas incandescentes a corrente elétrica passa por um filamento de tungstênio que, aquecido, gera luz. Quando está frio, o metal tem menos resistência à corrente – por isso, ao ligar o interruptor, o impacto sobre ele é maior. Se o tungstênio já estiver gasto, há mais chances de queimar. Ligar e desligar causam picos de corrente que aceleram esse desgaste.
NA FLUORESCENTE
A luz das lâmpadas fluorescentes acontece quando eletrodos (por onde passa a corrente elétrica) liberam elétrons no gás armazenado dentro da lâmpada, que colidem entre si e liberam fótons. O liga e desliga desenfreado causa picos de corrente que desgastam o circuito eletrônico, responsável pela descarga no gás, podendo queimar os eletrodos.
NA LED
Nos LEDs a luz é emitida a partir de elétrons que se movem por um material condutor. Uma fonte na lâmpada diminui a tensão da rede elétrica para o nível adequado. Se o circuito da fonte não for bem dimensionado e estabilizado, os picos de tensão gerados no liga e desliga podem danificar peças ou queimar os LEDs.

 ATENÇÃO | Efeito pisca-pisca, aquecimento excessivo e oscilação na intensidade da luz são sinais de problemas na instalação elétrica ou materiais ruins. Fique atento!

Adaptado da Revista Mundo Estranho

Leia também:
Lâmpadas: temperatura, cor e calor
Lâmpadas: entendendo a embalagem
Tecnologia torna lâmpadas cada vez mais econômicas

Botão Whatsapp Foxlux