Álcool, diesel, etanol e gasolina: qual é a diferença?

, , , | 0 Comentários

A principal diferença entre os combustíveis álcool, diesel, etanos e gasolina é a origem e as aplicações de cada um. Enquanto a gasolina e o diesel têm origem fóssil, o etanol, que é o tipo de álcool que usamos nos carros, tem origem vegetal.
diferença-combustíveis
Etanol e gasolina servem para abastecer veículos leves, como carros e motos, enquanto o diesel é o combustível que move ônibus, caminhões e até grandes embarcações. No Brasil, o etanol é produzido da cana-de-açúcar desde a década de 1970, quando foi lançado o programa Proálcool. Os objetivos eram não depender somente de combustíveis obtidos do petróleo, ajudar na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e, ainda, gerar emprego e renda no campo.
DA NATUREZA
O etanol é resultado do processo de destilação da cana. Nessa fase, ele ainda contém um pequeno percentual de água, por isso é chamado de hidratado. Na etapa seguinte, de desidratação, ele vira o anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos.
DO PETRÓLEO
A gasolina e o diesel são frações do petróleo, destilado a diferentes temperaturas. Nas refinarias, esse óleo em estado bruto passa por uma série de processos até se transformar em derivados, que além da gasolina e diesel podem ser lubrificantes e querosene de aviação.

CURIOSIDADES
>> Álcool era como chamávamos o etanol antigamente. Hoje a palavra caiu em desuso e só se usa etanol nas bombas.
>> Biodiesel é um combustível que pode ser produzido de plantas oleaginosas, de gordura animal e até de óleos residuais de fritura.

Apareceu primeiro no Mundo Estranho

Leia também:
10 dicas rápidas para você economizar combustível
Teste | Saiba se o combustível que você está usando foi adulterado
Manutenção veicular: mitos e verdades dos motores flex

Botão Whatsapp Foxlux