As unidades de medida da luz

, , | 0 Comentários

Como é habitual em todas as disciplinas técnicas e científicas, a tecnologia da iluminação também tem uma terminologia própria. Termos especiais, conceitos específicos e unidades de medida são utilizados para definir as características das lâmpadas e dos aparelhos de iluminação. Conheça alguns dos mais importantes:
LUZ E RADIAÇÃO
A luz é uma radiação eletromagnética que o olho humano percebe como claridade. Em outras palavras, é a parte do espectro que podemos ver. Trata-se de uma radiação entre 380 e 780 nanômetros, uma parte ínfima do espectro conhecido por radiação eletromagnética.
unidades-de-medida-luz-2
FLUXO LUMINOSO 
É toda a radiação emitida por uma fonte de luz em todas as direções e percebida pelo olho humano. Sua unidade de medida é o lúmen [lm].
INTENSIDADE LUMINOSA 
É a intensidade do fluxo luminoso de uma fonte de luz com refletor ou de um aparelho de iluminação, projetado numa determinada direção. Sua unidade de medida é a candela [cd].
LUMINÂNCIA 
A luminância de uma fonte de luz ou de uma superfície é a sensação de claridade que a mesma produz nos olhos e que é transmitida ao cérebro. Se observarmos de qualquer parte uma superfície iluminada, a intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfície dividida pela área visível para os olhos denomina- se luminância. Sua unidade de medida é a candela por metro quadrado [cd/m2].
unidades-de-medida-luz-3
ILUMINÂNCIA 
Tem o lux [lx] como unidade de medida, que é igual a um lúmen por metro quadrado [lm/m2]. A intensidade de iluminação indica o fluxo luminoso recebido por uma superfície concreta. É determinada pela relação entre intensidade luminosa e a distância ao quadrado da superfície. Na prática, o fluxo luminoso não tem uma distribuição uniforme em toda a superfície, logo a iluminância não tem os mesmos valores para todos os pontos da superfície.
RENDIMENTO LUMINOSO
O rendimento luminoso de uma fonte de luz indica o fluxo que a mesma emite por cada unidade de potência elétrica consumida na sua obtenção. Sua unidade de medida é o Lúmen/Watt [lm/W].
TEMPERATURA DE COR
A cor da luz é determinada pela sua temperatura de cor. A escala de kelvin(k), através da qual é medida, está baseada no zero absoluto (O = kelvin = -273°C). A temperatura de cor de uma fonte de luz é a temperatura correspondente de um corpo negro que apresenta a mesma cor da fonte. Quanto maior a temperatura de um corpo negro, mais branca será a cor da luz. Uma lâmpada incandescente, tem por exemplo, uma temperatura de cor média de 2600k, enquanto uma lâmpada fluorescente luz do dia tem 5000k. Duas fontes de luz podem ter a mesma temperatura de cor, mas devido à sua composição espectral, terem propriedades de restituição de cores muito diferentes.

unidades-de-medida-luz-4Fonte: Climar

Botão Whatsapp Foxlux