Atenção para fios e cabos de energia soltos nas ruas

, , , | 0 Comentários

Na semana passada um fio de média tensão da rede elétrica se soltou e atingiu um carro em São Gonçalo(RJ), resultando na morte de quatro pessoas de uma mesma família. Após a queda do fio, o irmão de um bebê que estava dentro do carro atingido sofreu a descarga ao tentar tirar a criança do veículo. Na sequência, o pai e o avô, também na tentativa de ajudar os meninos, tornaram-se vítimas.
A tragédia poderia ter sido evitada com um pouco de informação. Entenda como proceder nesse tipo de situação:
Se a queda acontecer enquanto você estiver dentro do carro
É importante saber que o carro, por sua estrutura de aço, funciona como uma “gaiola metálica”, em relação ao cabo de energia, mantendo essa energia em seu exterior e isolando quem está dentro do veículo. Quando um cabo de energia se solta e atinge um carro, há pouco risco para quem estiver dentro dele, mas se tentar sair do carro e colocar o pé no chão, a pessoa poderá receber a descarga elétrica. Dessa forma, só deixe o veículo após a companhia de energia ter sido notificada e os cabos não estarem mais energizados. Adicionalmente, não toque em nenhuma parte metálica do veículo. Não permita que outras pessoas se aproximem do carro.
Se a queda acontecer enquanto você estiver fora do carro
Se ao retornar ao seu carro você se deparar com um fio em cima dele, não se aproxime. Mais uma vez, a solução é solicitar o auxílio da companhia de energia.
Em tempos de férias escolares, outro alerta importante é o cuidado que se deve tomar em relação à uma brincadeira comum: soltar pipa em áreas próximas a rede elétrica pode causar acidentes, inclusive fatais, por descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.

Lembre-se: informação é sempre a melhor prevenção!

Botão Whatsapp Foxlux