2 dicas para consertar um ventilador barulhento

, , , | 0 Comentários

Ventiladores elétricos geralmente são muito parecidos, com uma capa de plástico ou metal que abriga um motor elétrico. Conforme esse motor funciona, ele gira a lâmina do ventilador. Caso o motor não funcione como deveria ou esteja obstruído, o ventilador pode não funcionar apropriadamente. A manutenção regular do motor, tal como limpá-lo e passar óleo, evitará que falhas ocorram. Verificar o sistema contra falhas comuns em motores elétricos normalmente resolverá o problema. Felizmente, quase todos os motores de ventiladores são bem parecidos.
Você pode precisar de: 

ventilador-barulhento
Defeitos comuns que envolvem ruídos
Com tempo, é praticamente inevitável que o ventilador comece a fazer barulho ou emitir algum tipo de ruído. Isso é comum, já que a lubrificação tende perder sua eficiência e a carcaça plástica começa a apresentar desgaste e folgas.
Confira a seguir algumas dicas para solucionar problemas comuns em ventiladores e que envolvem ruídos:
Ruído no motor
Quando o ruído está sendo emitido pelo motor do ventilador, é possível que você precise de serviços profissionais, pois muitas vezes pode envolver a necessidade de conhecimento sobre o funcionamento do mesmo.
Na maioria dos casos o motor do ventilador se resume a um induzido, uma bobina de campo, um porta escova e rolamentos que possibilitarão o giro do induzido. Em muitos casos o barulho emitido pelo motor é um chiado causado pelo ressecamento dos rolamentos.
Nestes casos, a substituição do rolamento sana o problema, fazendo o ventilador voltar  a funcionar de maneira silenciosa. A lubrificação dos componentes internos do motor também pode funcionar bem.
Ruído na grade
O barulho produzido pela grade do ventilador geralmente é o mais comum e pode incomodar bastante, sobretudo na hora de dormir.
Com o tempo, a grade e demais partes plásticas sofrem desgaste e não se prendem uma a outra adequadamente. Com a vibração do motor, elas começam a chacoalhar e emitir barulho. É neste momento que muitas pessoas substituem o ventilador por um novo, mas isso não é necessário, já que é possível corrigir o problema.
A dica neste caso é:
1. Enquanto o ventilador estiver funcionando, tente localizar os pontos onde o atrito entre as partes plásticas emite ruído.
2. Desmonte a carcaça plástica do ventilador. Cuidado para não quebrar as travas.
3. Aplique uma camada ou um filete de cola de silicone incolor (aquele usado para vedar aquários, pias, box etc.) onde há contato entre as partes plásticas. Aguarde secar e monte o ventilador novamente.
4. Ligue o ventilador e verifique se ainda há pontos emitindo barulho, se positivo, aplique a cola de silicone também nessas áreas.
DICA
Caso apenas algumas velocidades do seu ventilador estejam funcionando, é provável que o interruptor precise ser trocado. Desconecte o ventilador da tomada e abra-o seguindo as indicações manual de instruções. Localize o interruptor e remova os fios desconectando-os de seus contatos. Configure um multímetro na opção X1 e toque as sondas dos dois terminais. Altere o interruptor para cada configuração. Um zero ou uma leitura infinita deverá ser emitida. Caso isso não aconteça, substitua o interruptor.

Com informações do gigaconteudo

Botão Whatsapp Foxlux