Como checar capacitadores de partida

, , | 0 Comentários

Capacitores de partida são comuns em eletrodomésticos e equipamentos de aquecimento, ventilação e condicionamento de ar. Se o motor do seu equipamento faz barulho mas não liga, é possível que o problema esteja no capacitor de partida. Aprenda a testá-lo a seguir.
Antes de iniciar, remova o capacitor de partida. Para descarregar a eletricidade armazenada nele, a forma mais fácil e segura é ligar os terminais do capacitor aos terminais de uma lâmpada de 120V e de baixa potência (cerca de 20W).
Atenção! Não conecte um terminal do capacitor ao outro antes de tê-lo descarregado completamente. Use luvas para tocar os terminais, senão há o risco de o capacitor descarregar através de você. Se não tomar cuidado com esses dois pontos, há risco de morte, portanto, muita prudência!
Métodos
Usando um Multímetro Analógico

1. Ajuste o seu multímetro em 1k ohms.
2. Toque os dois terminais do capacitor com as pontas do ohmímetro.
3. Inverta a forma como você está tocando os dois terminais com as pontas do ohmímetro no capacitor.

  • se a agulha do multímetro de deslocar para 0 ohms e voltar para o infinito cada vez que você inverter as pontos do ohmímetro no capacitor, o capacitor está ainda funciona.
  • se não houver diferença, o capacitor está estragado.

Usando um Multímetro Digital
1. Ajuste o multímetro para pelo menos 1k ohms.
2. Toque os dois terminais do capacitor com as pontas do ohmímetro.
3. Inverta a forma como você está tocando os dois terminais com as pontas do ohmímetro no capacitor.
4. Perceba que o multímetro apresentará alguns números por um segundo e depois voltará para o OL (Open Line ou Linha Aberta).

  •  se o multímetro fizer isso cada vez que forem trocadas as pontas do ohmímetro, o capacitor ainda funciona.
  •  se o multímetro não mudar, o capacitor está estragado.

Em dois modelos, Digital e Digital com Alicate Amperímetro, os Multímetros Foxlux são ideais para uso de eletricistas, técnicos em manutenção e estudantes em medições de correntes em motores elétricos, redes de distribuição e instalações de difícil acesso.

Botão Whatsapp Foxlux