Funções e características importantes do Disjuntor Termomagnético

, , , | 0 Comentários

O Disjuntor Termomagnético tem por finalidade proteger as instalações elétricas contra possíveis danos relacionados a sobrecargas e curtos-circuitos. Sua função é monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação de energia elétrica em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado em relação ao seu dimensionamento.
Eles possuem 3 funções:

  1. Manobra: A manobra consiste na abertura e fechamento do circuito em que o disjuntor foi aplicado.
  2. Proteção contra sobrecargas: O disjuntor termomagnético monitora o sistema elétrico da seguinte maneira: quando a corrente elétrica fica acima do dimensionamento do circuito, gerando uma sobrecarga, ele ativa um dispositivo que é sensível ao calor e provoca a abertura do mesmo.
  3. Proteção contra curtos-circuitos: O disjuntor termomagnético possui um dispositivo magnético que desativa o mesmo quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica.

A função térmica de um Disjuntor Termomagnético se dá através da deformação de uma lâmina bimetálica. Diante de uma situação de sobrecarga, ela se aquece por efeito joule e começa a se deformar. O disjuntor, por sua vez, possui um contato que em determinado nível de deformação se abre seccionando o circuito protegido por este disjuntor.  Já a função magnética funciona com base na Lei do Eletromagnetismo, através da qual é possível dimensionar uma bobina que quando atingida por uma forte corrente elétrica desloca um contato seccionando.
O Disjuntor Termomagnético possui 3 características muitos importantes:
Número de Polos
Existem três tipos de polaridades para este tipo de disjuntor:

  • Monopolares ou unipolares – protegem uma única fase
  • Bipolares – protegem, simultaneamente, duas fases
  • Tripolares – Protegem, simultaneamente, três fases

Tensão de Operação
Baixa tensão (tensão de até 1000 volts )
Corrente de interrupção admissível
Em conformidade com a NBR NM 60898 e com o INMETRO, nos modelos Monopolar, Bipolar e Tripolar, os Disjuntores Termomagnéticos FOXLUX são ideais para proteger instalações elétricas contra sobrecargas e curto-circuitos, tanto em disposições residenciais quanto comerciais e industriais.

Adaptado do RDT

Botão Whatsapp Foxlux