Melhore o sinal da sua TV com essas dicas

, , | 0 Comentários

Assistir TV é uma das opções favoritas dos brasileiros. Filmes, séries, novelas, desenhos e entretenimento em geral: opções de programas não faltam na tela em frente ao sofá! Porém, é frustrante quando o sinal é prejudicado e causa falhas na imagem e/ou no som. Confira as dicas a seguir para evitar esse tipo de problema.
Verifique a antena/parabólica externa
Se na sua casa o sinal de TV é captado a partir de uma antena ou parabólica, é importante verificar a posição da mesma. É recomendado que elas estejam a pelo menos 30 metros de altura para conseguirem captar o sinal com menor interferência.
Além disso, é importante se atentar para os desgastes físicos do equipamento externo. Por ficar exposto às variações climáticas, as antenas podem sofrer rachaduras ou outros tipos de danos, o que também leva às interferências no sinal. Em caso de algum dano visível, conserte ou troque o equipamento sempre que possível.
Ajuste a antena interna
A qualidade de som e imagem que você percebe na TV pode ser prejudicada por fatores internos. Em relação à antena que fica dentro de casa, recomenda-se que ela seja posicionada próximo a uma janela e afastada de equipamentos eletrônicos, já que a maioria deles provoca a chamada interferência estática, que prejudica a qualidade do sinal.
Prefira o sinal digital
A qualidade do sinal digital é visivelmente superior em relação ao sinal analógico. Isso acontece porque os sinais digitais não sofrem interferência estática. Assim, o sinal apresenta melhor desempenho, sem ruídos no som e sem chuviscos na imagem.
Se você não possui uma TV com recepção de sinal digital, você pode mudar essa configuração através de um conversor digital. Contudo, dependendo da vida útil da sua TV, talvez seja o momento para estudar a possibilidade de adquirir um aparelho novo.
Nacionalmente, a transição do sinal analógico para o sinal digital começou em 2015, e segundo as previsões deverá ir até novembro de 2018. É importante se preparar para receber o melhor sinal em sua casa.
Mantenha os cabos bem conservados
Os cabos também estão propensos a desgastes. Nas instalações internas, evite deixar os cabos dobrados, pois isso pode danificar as estruturas responsáveis por conduzir o sinal até a TV.
Verifique também se há cabos ou fios desencapados, pois isso gera grandes riscos de acidentes domésticos, como choques elétricos, curtos-circuitos e superaquecimento, que podem causar incêndios. Emendas simples de fios podem ser envolvidas por fita isolante, porém, em casos mais complexos, a emenda deve ser feita por conectores específicos.
66.07Escolha cabos coaxiais adequados
Entre a antena externa e o aparelho de TV deve ser utilizado um cabo de boa qualidade. Técnicos normalmente optam por cabos coaxiais para UHF com pelo menos 70% de malha. Um cabo coaxial é formado por um fio central envolvido por um material isolante e uma malha trançada, que serve para bloquear interferências externas.
Os modelos de cabos coaxiais mais utilizados em instalações são o RGC-59 e o RG-6, pois garantem boa qualidade para recepção do sinal digital.
Disponíveis em rolos de 100 metros e em bobinas com 300 metros, os Cabos Coaxiais Foxlux são recomendados para instalações de antenas individuais ou coletivas – VHF, UHF e parabólicas – e em sistema de câmeras de vigilância por TV (CFTV).

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux