Saiba qual é a nova forma de escolher lâmpadas

, , , | 0 Comentários

A eficiência luminosa é um novo parâmetro na escolha de lâmpadas, essencialmente quando se trata da tecnologia LED. Tome por exemplo a lógica “quantos quilômetros um veículo faz com um litro de combustível”, e o proporcional para a iluminação seria justamente a análise de quantos lúmens uma lâmpada emite por Watt.
Para facilitar a sua compra, veja os passos para não errar na compra de lâmpadas LED:
1) Verifique qual o tipo de soquete sua luminária possui, o mais utilizado no Brasil é o E27.
2) Verifique a quantidade de lúmens que você necessita para o ambiente, por exemplo, cozinhas e escritórios geralmente necessitam de maior fluxo luminoso, quartos e salas de estar podem utilizar um fluxo menor para oferecer maior conforto. Para facilitar você pode se basear nos valores aproximados das lâmpadas incandescentes comuns, onde:

  • 40W – 450lm
  • 60W – 800lm
  • 100W – 1600lm

3) Ao escolher a lâmpada LED, baseie-se na quantidade de lúmens que ela emite, depois verifique sua potência. Por exemplo, uma lâmpada LED que produza 800lm pode consumir apenas 8W contra os 60W da incandescente.
Basta, então, dividir a quantidade de lúmens pelos Watts. Este deve ser o fator encontrado para a compra da sua lâmpada LED, quanto maior a eficiência luminosa, mais eficiente é o produto.
4) Verifique o IRC: um fator que influencia muito no preço das lâmpadas LED é o seu índice de reprodução de cor, isso porque é tecnicamente mais difícil de se obter LEDs com alto IRC. Este índice vai de 0 a 100% e, quanto maior o número, maior é a fidelidade das cores. Novamente, você precisa verificar qual será o ambiente e seu uso para analisar o investimento necessário. Para que se tenha uma idéia, uma lâmpada incandescente tradicional tem IRC de 100% e uma lâmpada fluorescente compacta por volta de 80%.
5) Escolha a temperatura de cor, lembrando que cores frias e neutras (luz branca, por volta de 6500K) são mais indicadas para ambientes onde se deseja estimular a atividade humana, por exemplo em cozinhas e escritórios, já a luz quente (amarela, por volta de 2800K) é ideal para ambientes confortáveis como quartos e salas de estar.
6) Por último mas não menos importante, verifique a voltagem da lâmpada. No mercado existe opções 127V, 220V e bivolt.
Estes passos são os mesmos para lâmpadas ou luminárias LED, basta adequar os cálculos, multiplicando por exemplo as quantidades de lâmpadas, somando-se os lúmens e comparando com o produto LED.
A Linha LED Foxlux é garantia de qualidade, longa vida útil e eficiência luminosa para sua casa ou empresa:

Com informações do Illuminato

Botão Whatsapp Foxlux