7 regras básicas para a instalação de conduítes

, , , | 0 Comentários

conduíte-1O conduíte é um tubo que pode ser de plástico flexível ou rígido, também feito de metal galvanizado ou aço. É utilizado para conduzir a fiação elétrica, protegendo os condutores contra influências externas como agentes químicos e choques mecânicos.
Alguns dos inconvenientes gerados por conduítes que não são instalados de forma apropriada incluem:
> Maior consumo de cabos.
> Dificuldade ou até impossibilidade na passagem dos cabos.
> Dificuldade ou até impossibilidade de reparos.
> Impossibilidade de ampliações.
Algumas regras básicas devem ser observadas na instalação dos conduítes:
1) Do quadro de distribuição devem sair os conduítes que conterão os circuitos que alimentarão toda a residência.
2) Todos os cômodos devem estar interligados pelos conduítes que deverão passar pela caixa do teto onde será fixada a iluminação.
3) Da caixa do teto devem sair os conduítes que serão ligados aos interruptores e as tomadas do cômodo.
4) Os conduítes devem ter diâmetro compatível com a quantidade de circuitos que passarão por eles. Por isso, antes de comprá-los tenha em mãos o projeto elétrico que deve conter a quantidade e a bitola dos cabos dos circuitos.
5) Tenha muito cuidado nas curvas entre as paredes ou entre estas e o teto, assim como na entrada das caixas das tomadas e interruptores, pois é comum encontrar curvas acentuadas que dificultam ou ate impossibilitam a passagem dos cabos.
6) Não faça emendas nos conduítes. Uma única peça deve ser usada para ligar as caixas. Emendas tendem a impossibilitar a passagem de cabos.
7) Nas ampliações, procure deixar uma caixa de passagem onde ocorrerá a conexão entre os circuitos existentes e os novos circuitos.

Adaptado do blog Dicas em Eletricidade

Botão Whatsapp Foxlux